Amostras de água para teste de PFAS na bacia hidrográfica do rio Kalamazoo. Departamento de Meio Ambiente, Grandes Lagos e Energia de Michigan
https://www.ecowatch.com/pfas-forever-chemicals-cancer-risk.html
18 de setembro de 2023
[NOTA DO WEBSITE: Material chocante sobre os efeitos dos ‘forever chemicals’ ou ‘químicos eternos’, sobre a saúde de todos os seres vivos, destacando-se agora a situação das mulheres. Quando esse conhecimento será de domínio das mulheres brasileiras?].
Um novo estudo encontrou uma ligação entre a exposição ao PFAS e o aumento do risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de ovário, melanoma, útero e mama. A investigação relacionou a exposição destes “produtos químicos eternos/forever chemicals” a mais destes cânceres relacionados com hormônios nas mulheres, mas não nos homens.
A equipe de pesquisadores analisou dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES) dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de 2005 a 2018.
Eles revisaram sete concentrações de substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) e 12 fenóis ou parabenos, bem como diagnósticos auto relatados de melanoma e cânceres relacionados a hormônios, como câncer de tireoide, ovário, útero, testículo, próstata e mama para pessoas com mais de 20 anos. anos de idade.
No total, os pesquisadores estudaram quase 17.000 pessoas no conjunto de dados PFAS e mais de 10.400 pessoas no conjunto de dados de fenóis/parabenos. Os investigadores observaram que os fenóis e parabenos não foram incluídos na pesquisa de 2017-2018, o que levou a um conjunto de dados menor.
Em última análise, eles encontraram associações entre exposições a PFAS e fenóis/parabenos e diagnósticos de câncer relatados. Eles publicaram suas descobertas na revista Journal of Exposure Science and Environmental Epidemiology .
“É digno de nota que os produtos químicos PFAS PFDE, PFNA e PFUA (nt.: todos da família dos perfluorados ou ‘forever chemicals’) foram associados a maiores chances de diagnóstico prévio de melanoma entre mulheres, mas não entre homens. Além disso, entre as mulheres, as concentrações de BPA, BP3 e dois diclorofenóis foram associadas a maiores probabilidades de cancro do ovário”, escreveram os autores no estudo. “Ambos os diclorofenóis mostraram associações positivas com as probabilidades de todos os tipos de cancro avaliados, especialmente entre as mulheres. Finalmente, foram observadas maiores probabilidades de diagnósticos prévios de cancro entre mulheres brancas com maior exposição a PFAS, enquanto mulheres negras e mexicanas-americanas eram mais propensas a ter um diagnóstico prévio de cancro com maior exposição a fenol/parabenos.”
PFAS são um grupo de produtos químicos sintéticos encontrados em muitos produtos que as pessoas usam ou aos quais estão expostas diariamente, incluindo utensílios de cozinha antiaderentes, tecidos resistentes a manchas, tecidos repelentes de água, embalagens de alimentos, tapetes, tintas e muito mais. Os PFAS foram encontrados no leite materno, bem como no sangue humano e animal, informou o CDC.
Em 2022, um estudo de cinco anos descobriu que o PFAS estava presente no sangue do cordão umbilical, e outro estudo publicado no início de 2023 descobriu que o PFAS poderia perturbar processos biológicos em crianças.
Os autores do último estudo concluíram que as suas descobertas poderiam ajudar os decisores políticos a avaliar melhor os riscos de exposição a estes produtos químicos.
“As pessoas deveriam se preocupar com isso porque sabemos que existe uma exposição humana generalizada a esses produtos químicos e temos dados documentados sobre isso”, Max Aung, autor sênior do estudo e professor assistente de saúde ambiental na Keck School da Universidade do Sul da Califórnia. de Medicina, disse ao The Guardian. “Estes produtos químicos podem aumentar o risco de vários resultados de saúde diferentes e podem alterar as suas vias biológicas… É importante saber isso para que possamos prevenir melhor as exposições e mitigar os riscos.”
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2023.