Descrição: Os disruptores endócrinos são substâncias químicas que podem interferir com o sistema endócrino dos organismos e produzem efeitos adversos ao desenvolvimento, à reprodução e aos sistemas neurológico e imune tanto nos seres humanos como na vida selvagem. Uma ampla gama de substâncias, de origem natural e artificiais, estão sendo consideradas como geradoras de desfunção endócrina, incluindo farmacêuticos, as dioxinas (nt.: são as substâncias que formaram o célebre Agente Laranja da Guerra do Vietnam) e os compostos do tipo da dioxina, os PCBs/policloretos bifenilos, o DDT e outros agrotóxicos, além dos plastificantes como o Bisfenol A. Os disruptores endócrinos pode ser detectados em muitos produtos de uso cotidiano – incluindo garrafas plásticas, enlatados de metal para alimentos, detergentes, retardadores de chama, alimentos, brinquedos infantis, cosméticos e agrotóxicos.
http://www.niehs.nih.gov/health/topics/agents/endocrine/
Sobre o NIEHS
Instituto Federal das Ciências de Saúde Ambiental (National Institute Environmental Health Sciences/NISHS), localizado no Research Triangle Park (http://www.rtp.org/), North Carolina, é um dos 27 institutos e centros de pesquisa que engloba os National Institutes of Health/NIH (nt.: Institutos Federais de Saúde) e o U.S. Department of Health and Human Services/DHHS (nt.: Departamento Norte Americano de Saúde e de Serviços Humanos). A missão dos NIEHS é descobrir como o ambiente afeta o público no sentido de promover vidas mais saudáveis.
O NIEHS apoia pesquisas para determinar se a exposição aos disruptores endócrinos podem resultar em efeitos sobre a saúde humana, incluindo diminuição da fertilidade e a um incremento na incidência de endometriose e de alguns tipos de cânceres. A pesquisa mostra que estas substâncias, os disruptores endócrinos, podem colocar um grande risco durante o período pré-natal e nos primeiros estágios do desenvolvimento pós-natal quando os órgãos e os sistemas neural estão sendo formados.
Our Chemical Lives – Tuesday, 31 March 2015
https://www.youtube.com/watch?v=16bcXOZmLqs
Reported & Produced by Dr Maryanne Demasi
Co-produced by Adam Collins
Edited by Vaughan Smith
Como atuam os disruptores endócrinos?
- Mimetizar total ou parcialmente a ocorrência natural de hormônios nos organismos como estrogênios (hormônios sexuais femininos), androgênios (hormônios sexuais masculinos) e hormônios da tiroide, produzindo potencialmente super estimulação.
- Conecta a um receptor dentro da célula e bloqueia a conexão do hormônio endógeno. A emissão de sinais normais então falham em sua ocorrência e o corpo falha nas respostas apropriadas. Exemplos de químicos que bloqueiam ou antagonizem hormônios são os anti-estrogênios e os anti-andrógenos.
- Interferem ou bloqueiam na via natural dos hormônios ou seus receptores são produzidos ou controlados, por exemplo, pela alteração de seus metabolismo no fígado.

Quais são alguns exemplos de disruptores endócrinos?
Uma ampla e variada série de substâncias são reconhecidas como causadoras de disfunção endócrina.
As substâncias químicas que são conhecidas como disruptores endócrinos incluem o dietilstilbestrol (o estrogênio sintético DES), a dioxina e os componentes do tipo dioxina, policloradas bifenilas/PCBs (nt.: conhecida pela marca comercial Ascarel, usado em transformadores durante décadas, hoje proibidas), o veneno rural e urbano DDT além de alguns outros agrotóxicos.
Bisfenol A (BPA) é um químico produzido em grandes quantidades para ser usado primeiramente na produção das resinas plásticas policarbonato e epóxi. O Center for the Evaluation of Risks to Human Reproduction/CERHR (nt.: Centro de Avaliação dos Riscos da Reprodução Humana) do National Toxicology Program/NTP (nt.: Programa Federal de Toxicologia) completou uma revisão sobre o plasticante BPA em setembro de 2008. E foi assim que o NTP se expressou “algumas preocupações existem pelos efeitos sobre o cérebro, comportamento e a glândula prostática em fetos, nenês e crianças nos atuais níveis de exposição humana ao Bisfenol A/BPA”.
Di(2-etilhexil) ftalato (DEHP) é uma substância de alto volume de produção usada na manufatura de uma ampla variedade de embalagens de alimentos para o consumo, certos produtos infantis e determinados equipamentos médicos feitos da resina plástica polivinil clorado ou vinil (PVC). Em 2006, o NTP detectou que este ftalato, o DEHP, podia gerar um risco para o desenvolvimento humano, especialmente para os meninos pequenos, criticamente os mais sensíveis.
Fitoestrogênios são substâncias que ocorrem naturalmente em plantas que têm atividades tipo hormônios. Exemplos de fitoestrogênios são a genisteína e a daidzeína (nt.: são compostos mais conhecidos como isoflavonas), que podem ser encontradas em produtos derivados da soja.
Pesquisas sobre Saúde & Ensaios Clínicos
O que os NIEHS estão fazendo quanto aos Disruptores Endócrinos
- Pregnancy hormone plays a role in fetal response to hormone disruptors
- Researchers tally substantial economic impact of EDC exposures
- Researcher explores neurobehavioral effects of endocrine disruption
- Papers of note — cadmium, phthalates, and PAHs
- E.hormone: Hormones and the Environment
- Investigating medications as a source of phthalate exposure
- NIEHS-funded scientists say more chemicals linked to neurodevelopmental disorders
- Scientists begin to fill in the gaps in understanding about fracking
- 3-D images show flame retardants can mimic estrogens
- Zebrafish developmental assays test the safety of new chemicals
- Consuming Canned Soup Linked to Higher BPA Levels
Informações gerais
- Bisphenol A (BPA) Information for Parents
- E.hormone: Hormones and the Environment – Um entrada a eventos, pesquisas, notícias, livros e fichas informativa sobre o impacto dos estrogênios ambientais e outros hormônios sobre a saúde humana.
- Endocrine Disruptors Research Initiative – Um inventário de pesquisa do governo federal sobre os efeitos de substâncias químicas ambientais sobre o sistema endócrino dos seres humanos e dos animais selvagens. Inclui links para outros sites relacionados.
- Endocrine Disruptors(1004KB)
- Endocrine Research Resources(966KB)
- FDA – Bisphenol A (BPA)
- Household Products Database: Bisphenol A-epichlorohydrin copolymer acrylate
- Household Products Database: Bisphenol A, epichlorohydrin polymer
- Household Products Database: Bisphenol A, epichlorohydrin polymer, tall oil fatty acids ester
- Household Products Database: Bisphenol A, formaldehyde, epichlorohydrin polymer
- Linking Early Environmental Exposures to Adult Diseases(312KB)
- Research Links – Scientific Resources – Environmental Health – Endocrine Disruptors
- Soy Infant Formula
- Talking Glossary of Genetic Terms: Organ
- WHO Report: State of the science of endocrine disrupting chemicals – 2012
Para os Educadores
- EHP Student Edition Lesson: Are EDCs Blurring Issues of Gender?(324KB)
- EHP Student Edition Lesson: Arsenic: An Element of Suffering(121KB)
- EHP Student Edition Lesson: Beauty or the Beast?(154KB)
- EHP Student Edition Lesson: Bisphenol A and Diabetes(196KB)
- EHP Student Edition Lesson: Consider the Source(1MB)
- EHP Student Edition Lesson: Lettuce Explore Perchlorate in Food(90KB)
- EHP Student Edition Lesson: Soy: Filling in the Gaps(146KB)
- EHP Student Edition Lesson: Wildlife Study Comparison(139KB)
- Green Chemistry – este recurso inclui vídeo, produzido pela WGBH (Boston), que fala sobre um estudo nacional onde se observa amostras de pó das residências. Ftalatos, BPA e retardadores de chama bromados são discutidos, como seria a possibilidade de alternativas mais seguras usando a química verde. Perguntas para discussão estão incluídos.