Nas prateleiras de farmácias e supermercados existe uma imensa variedade de produtos destinados a acabar com o suor e mau odor, principalmente na região das axilas. Mas você sabe diferenciar um desodorante de um antitranspirante?
http://ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/1984-desodorantes-e-antitranspirantes-sao-a-mesma-coisa-.html
Saiba como diferenciar um desodorante de um antitranspirante e como eles funcionam
Os desodorantes são produtos cosméticos feitos para eliminar o mau odor das axilas. Eles apresentam uma diversidade de agradáveis perfumes e formas de utilização como: roll-on, spray e creme. O perfume presente no desodorante vem de uma mistura de várias substâncias químicas que podem ser danosas à saúde: a fragrância. Mas o desodorante não atua somente baseado em fragrâncias. O ingrediente ativo dele, na maioria das vezes, é o triclosan. O triclosan é um antibacteriano que impede o crescimento e desenvolvimento das bactérias causadoras do mau odor. Vários estudos relacionam o triclosan com danos à saúde (veja mais aqui).
Mas será que utilizando o desodorante você diminuirá o suor por um determinado tempo? A resposta é não. Quando um produto é exclusivamente desodorante, a sua função será somente de eliminar maus odores.
Para diminuir a produção de suor utilizamos o antitranspirante ou também conhecido como antiperspirante. Este produto cosmético atua na obstrução das glândulas produtoras de suor, diminuindo assim a sua produção originada de processos fisiológicos. O ingrediente principal dos antitranspirantes é o sal de alumínio, considerado um efetivo componente capaz de obstruir as glândulas sudoríparas. Há a possibilidade de os antitranspirantes causarem doenças, mas não há estudos conclusivos a respeito (veja mais aqui).
Os antitranspirantes, na maioria das vezes, atuam também como desodorantes, porém nem todos os desodorantes irão atuar como antitranspirantes.
Agora que você já sabe a diferença entre os dois produtos, confira mais informações sobre outros tipos de cosméticos, suas funções e componentes nos links relacionados abaixo.
(Nota do site: existem no Brasil produtos sem estas características e que são, pelo menos aparentemente, orgânicos e não danosos)
Veja também:
-Antitranspirante obstrui glândulas, mas relação do uso com doenças não é conclusiva
-Perfumes “escondidos” em cosméticos são potencialmente perigosos à saúde
-Dietanolamina e seus derivados, presentes em diversos artigos de higiene e cosméticos, são possivelmente cancerígenos
-Site informa o nível de dano à saúde de 79 mil cosméticos e produtos de higiene