DDT do soro perinatal da avó em relação à menarca precoce da neta e à obesidade adulta: três gerações na coorte de estudos de desenvolvimento e saúde infantil

Esta pode ser uma das avós estudadas, contaminadas com DDT no pós IIª Guerra.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33853850/

Prev. Biomarcadores de Epidemiol do Câncer

2021 14 de abril.

Piera M Cirillo # 1Michele A La Merrill # 2Nickilou Y Krigbaum 1Barbara A Cohn 3

Afiliações:

  • 1Estudos de Saúde e Desenvolvimento Infantil do Instituto de Saúde Pública, Berkeley, Califórnia.
  • 2Departamento de Toxicologia Ambiental, Universidade da Califórnia, Davis, Davis Califórnia.
  • 3Estudos de Saúde e Desenvolvimento Infantil do Instituto de Saúde Pública, Berkeley, Califórnia. [email protected].

#Contribuiu igualmente.

Abstrato

Antecedentes: DDTs séricos durante ou logo após a gravidez foram associados com câncer de mama em mães (F0) e com câncer de mama, densidade mamográfica e em filhas adultas (F1) na coorte multigeracional de Child Health and Development Studies em publicações anteriores. Aqui, nós investigamos as associações de DDT sérico perinatal F0 com as netas (F2) medidas de obesidade em uma idade média de 26 e idade auto-relatada na menarca.

Métodos: F2 peso, altura e circunferência da cintura foram medidos por examinadores treinados. o, p ‘ -DDT, p, p’ -DDT ep, p’- DDE foram medidos em soro perinatal F0 arquivado. As associações de F0 DDT com os resultados de F2, responsáveis ​​pelas características de F1, foram estimadas em modelos log-lineares ajustados para F0 e índice de massa corporal (IMC) de F1, raça e tempo de menarca ( N = 258 tríades para obesidade; N = 235 tríades para início menarca). Foram estimadas as interações entre F0 IMC e DDTs.

Resultados: F0 o, p ‘ -DDT foi associado à obesidade F2 [Odds ratio (OR), 2,6; Intervalo de confiança de 95% (CI), 1,3-6,7; tercil 3 vs. 1), entre peso normal F0 (70%), mas não entre sobrepeso e obesidade F0 ( interação = 0,03), independente de outros DDTs. F0 o, p ‘ -DDT também foi associado com F2 menarca precoce (OR, 2,1; IC 95%, 1,1-3,9, tercil 3 vs. 1) e esta associação não foi modificada por F0 IMC.

Conclusões: A exposição ancestral a produtos químicos ambientais, proibidos há décadas (nt.: VALE RESSALTAR: o DDT foi proibido na Suíça, em 1939 -ironia- país onde foi descoberto como inseticida, pelo químico Paul Müller, em 1934, e que ganhou o Nobel de Medicina e Fisiologia em 1948. Nos EUA foi proibido em 1972. No Brasil em 1985, pelo movimento do RS pela lei estadual dos agrotóxicos, em 1982), pode influenciar o desenvolvimento de menarca precoce e obesidade, que são fatores de risco estabelecidos para câncer de mama e doenças cardiometabólicas.

Impacto: A descoberta de biomarcadores acionáveis ​​de resposta a exposições ambientais ancestrais em mulheres jovens pode fornecer oportunidades para a prevenção do câncer de mama.

Artigos semelhantes

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, maio de 2021.