Foto by Solen Feyissa on Unsplash
https://www.ehn.org/aha-environmentl-toxics-2667801658.html
17 de abril de 2024
[NOTA DO WEBSITE: O mais dramático e irônico dessa matéria é que a Associação do Coração dos EUA, PEDE, SOLICITA que todos se emprenhem em considerar, o que lhes é imposto pela Ética e pela legislação, não só dos Estados Unidos, mas de todas as nações, o CUIDADO de nossas crianças! Nessa altura da vida, onde estão os médicos, os tribunais e a Justiça que deveriam não só acusar, mas encarcerar esses delinquentes, esses desvairados que impunemente destroem a vida daqueles que são absolutamente vulneráveis e mesmo ainda nem nasceram? Que sociedade é essa que prefere a ‘saúde’ do seu dinheiro do que a saúde verdadeira de seus próprios filhos, nascidos ou não? Essa é a verdadeira face do capitalismo não só indigno, mas cruel e assassino. E isso que o Ocidente se considera ‘Cristão’, democrata e civilizado! Mas são: bárbaros, assassinos e indignos].
A American Heart Association (AHA) publicou recentemente uma declaração científica na Circulation destacando evidências de que a exposição das crianças a poluentes ambientais pode ser um fator de risco chave para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ao longo da vida.
Resumidamente:
- Existe uma associação bem estabelecida entre doenças cardiovasculares e exposição às alterações climáticas, poluição atmosférica e produtos químicos disruptores endócrinos.
- A exposição precoce a substâncias tóxicas pode ter um efeito cumulativo numa vasta gama de resultados cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas congênitas, saúde vascular e fatores de risco como obesidade e diabetes.
- Como as crianças ainda estão em desenvolvimento, são ainda mais sensíveis a estas exposições prejudiciais do que os adultos.
Citação chave:
“Como as crianças são particularmente dependentes dos seus cuidadores para resolverem seus problemas de saúde, esta declaração científica destaca a necessidade de médicos, investigadores e decisores políticos se concentrarem mais nas ligações entre exposições ambientais e condições cardiovasculares em crianças e adolescentes.”
Por que isso é importante:
Tóxicos e poluentes como os abordados nesta declaração são generalizados, e a exposição ocorre através do meio ambiente, dos alimentos e até mesmo através da placenta e do leite materno. A AHA enfatiza a necessidade de encontrar estratégias para se reduzir a exposição e apela aos reguladores, à indústria e às autoridades de saúde pública para que trabalhem em conjunto na tomada de medidas para se proteger as crianças.
Cobertura EHN relacionada :
- Novo estudo associa microplásticos a um maior risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte
- As visitas ao pronto-socorro por problemas cardíacos despencaram após o desligamento do processador de carvão de Pittsburgh/EUA
Mais recursos: The American Heart Association/AHA
- Rumo a cidades saudáveis e sustentáveis para o coração: uma declaração política da American Heart Association
- Fatores sociais e ambientais podem aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas e derrames
Zachariah, Justin et al. para Circulation. 15 de abril de 2024.
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, abril de 2024.