Contaminação de Microplástico nas Águas Subterrâneas

Print Friendly, PDF & Email
Mapa Global De Microplásticos

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/gwat.12862

Samuel V. PannoWalton R. KellyJohn ScottWei ZhengRachael E. McNeishNancy HolmTimothy J. HoelleinElizabeth L. Baranski

First published: 23 January 2019 

https://doi.org/10.1111/gwat.12862

Declaração de Impacto do Artigo: Os plásticos apresentam um sério problema ambiental global. Este artigo traz evidências de que microplásticos estão presentes na águas subterrâneas de solo calcário/cársticos.

Esta artigo foi aceito para publicação e passou por uma revisão aos pares completa, mas não foi através do processo de edição de texto, editoração, paginação e revisão, o que pode levar a diferenças entre esta versão e a Versão de Registro. Favor citar este artigo como DOI/digital object identified: 10.1111/gwat.12862.

Sumário

Lençóis subterrâneos em aquíferos cársticos/calcários constituem em torno de 25% das fontes de águas potáveis globalmente. Aquíferos cársticos são sistemas abertos, suscetíveis de contaminação por poluentes de superfície. Neste estudo, nascentes e fontes de dois aquíferos cársticos em Illinois, USA, foram detectados terem microplásticos e outros contaminantes antropogênicos. Todos os microplásticos eram fibras numa concentração máxima de 15,2 partículas/L. A presença de microplásticos foi consistente com outros parâmetros que incluíram fosfatos, cloro e triclosan (nt.: ), sugerindo efluente séptico como uma fonte. Mais estudos são necessários quanto às fontes de microplásticos, sua abundância e impactos sobre os ecossistemas cársticos.

Este artigo está protegido por ‘copyright'. Todos os direitos reservados.

Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, fevereiro de 2019.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.