Contaminação de Microplástico nas Águas Subterrâneas

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/gwat.12862

Samuel V. PannoWalton R. KellyJohn ScottWei ZhengRachael E. McNeishNancy HolmTimothy J. HoelleinElizabeth L. Baranski

First published: 23 January 2019 

https://doi.org/10.1111/gwat.12862

Declaração de Impacto do Artigo: Os plásticos apresentam um sério problema ambiental global. Este artigo traz evidências de que microplásticos estão presentes na águas subterrâneas de solo calcário/cársticos.

Esta artigo foi aceito para publicação e passou por uma revisão aos pares completa, mas não foi através do processo de edição de texto, editoração, paginação e revisão, o que pode levar a diferenças entre esta versão e a Versão de Registro. Favor citar este artigo como DOI/digital object identified: 10.1111/gwat.12862.

Sumário

Lençóis subterrâneos em aquíferos cársticos/calcários constituem em torno de 25% das fontes de águas potáveis globalmente. Aquíferos cársticos são sistemas abertos, suscetíveis de contaminação por poluentes de superfície. Neste estudo, nascentes e fontes de dois aquíferos cársticos em Illinois, USA, foram detectados terem microplásticos e outros contaminantes antropogênicos. Todos os microplásticos eram fibras numa concentração máxima de 15,2 partículas/L. A presença de microplásticos foi consistente com outros parâmetros que incluíram fosfatos, cloro e triclosan (nt.: ), sugerindo efluente séptico como uma fonte. Mais estudos são necessários quanto às fontes de microplásticos, sua abundância e impactos sobre os ecossistemas cársticos.

Este artigo está protegido por ‘copyright’. Todos os direitos reservados.

Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, fevereiro de 2019.