Conab aponta aumento de 345% no uso de agrotóxicos nos últimos 12 anos.

Print Friendly, PDF & Email

O aumento expressivo do uso de agrotóxicos é um dos principais resultados da liberação dos no . Pesquisa apresentada pelo representante da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, Asdrúbal de Carvalho Jacobina, durante o Seminário Internacional “10 anos de Transgênicos no Brasil”, aponta que o uso de agrotóxicos cresceu 345% na brasileira nos últimos 12 anos.

 

 

http://terradedireitos.org.br/biblioteca/conab-aponta-aumento-de-345-do-uso-de-agrotoxicos-nos-ultimos-12-anos/

 

 

Seminário Internacional “10 anos de transgênicos no Brasil”

 

Por Ednubia Ghisi, da Terra de Direitos
Foto: Joka Madruga 

 

OsAsdrúbal de Carvalho Jacobina - Conab (foto: Joka Madruga)uEm todas as localidade pesquisadas pela Conab o número de aplicações de agrotóxicos subiu em média 10% em cada plantio, passando de 22,2 para 24,5 aplicações. A monocultura de transgênica está entre as quais houve maior crescimento de aplicações de agrotóxicos, em média 18%. O uso de fungicidas cresceu 80% e de entorno de 100% no número de aplicações.

O maior consumo de venenos resultou diretamente no custo de produção. Segundo Asdrúbal de Carvalho, o custo dos agrotóxicos no cultivo de algodão transgênico subiu 14,8%, número agravado pelo fato do plantio transgênico de algodão significar quase 100% do cultivo da planta no Brasil. No caso da soja transgênica, o custo do veneno cresceu 25,2%.

 

Segundo Carvalho, a promessa de menor uso de agrotóxicos com o uso das sementes transgênicos não se concretizou. Há casos em que agricultores foram à contra as empresas produtoras das sementes pelo aparecimento de pragas, e, por consequência, baixa produtividade.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.