Como o financiamento flui: os bancos que alimentam a crise climática

https://actionaid.org/publications/2023/how-finance-flows-banks-fuelling-climate-crisis

ACTIONAID INTERNACIONAL

04 de setembro de 2023

[NOTA DO WEBSITE: Sem dúvida, um clamor para que despertemos, em todo o planeta, e percebamos como o supremacismo branco eurocêntrico, é cruel e autofágico. E nós, do Sul Global, viabilizamos, pela prática da doutrina da colonialidade, sua execução. Somos tão criminosos como os que seguem a ideologia do supremacismo branco].

Saiba mais sobre a nova investigação inovadora da ActionAid sobre os fluxos financeiros que alimentam a agricultura industrial e os combustíveis fósseis – as duas indústrias que mais contribuem para as alterações climáticas. Estes fluxos financeiros permitem que estas indústrias prejudiciais se expandam e prosperem. Entretanto, as soluções necessárias para enfrentar a crise climática continuam lamentavelmente subfinanciadas. 

Vi em primeira mão a devastação que as condições meteorológicas extremas podem causar nas vidas de pessoas que pouco fizeram para as causar, e esta injustiça é o que me estimula como ativista climático. O que mais me indigna é a falta de ação que os líderes mundiais e os grandes poluidores estão tomando para travar esta crise. 

O dinheiro continua a ser injetado em atividades prejudiciais que ameaçam a existência do nosso planeta e da sua população. Este relatório revela os bilhões de financiamento prejudicial que fluem para o Sul Global, alimentando a crise climática e prejudicando diretamente as comunidades vulneráveis. Acima de tudo, e de forma crucial, celebra as heroínas e heróis do clima, os agricultores e as comunidades que lideram o caminho da agroecologia e da resistência enraizada. 

Vanessa Nakate, ativista, escreve no prefácio do nosso novo relatório

Aqui também podemos passar a legenda em inglês para português. Basta clicar no retângulo à direita e quando aparecer uma linha vermelha abaixo dele, clica na engrenagem e vai aparecer ‘legendas em inglês’, clica sobre essa expressão e então vai aparecer ‘traduzir automaticamente’, clica e vai surgir uma lista de línguas, escolhe ‘português’ e se preciso for, volta com o cursor para o início da fala para compreender o que está sendo informado.

Este relatório emblemático da nossa campanha, Financie o nosso Futuro/Fund our future, analisa o papel desempenhado pelos principais bancos internacionais no financiamento dos combustíveis fósseis e da agricultura industrial no Sul Global. Examina também o papel atual do financiamento público no apoio aos combustíveis fósseis e à agricultura industrial, e como o financiamento público poderia, em vez disso, apoiar uma transição para um futuro mais sustentável baseado nas energias renováveis ​​e na agroecologia.

  • Na Parte 1, apresentamos o contexto da crise climática para explicar por que é necessária uma mudança no sistema. Examinamos os impactos climáticos dos combustíveis fósseis e da agricultura industrial, bem como os seus efeitos mais amplos no ambiente, na equidade de gênero e na justiça social.  
  • A Parte 2 analisa os fluxos financeiros para a agricultura industrial e os combustíveis fósseis que estão prejudicando o planeta, e evidencia que os fluxos financeiros para os combustíveis fósseis ainda são muito maiores do que os da adaptação e mitigação climática. Os fluxos financeiros privados podem assumir diversas formas – incluindo obrigações e participações por parte de gestores de ativos, fundos de pensões e companhias de seguros. Para efeitos deste relatório, contudo, centramo-nos no financiamento bancário, sob a forma de empréstimos e subscrições.  Concluímos que o financiamento bancário para a indústria dos combustíveis fósseis nos 134 países do Sul Global atingiu um valor estimado de 3,2 biliões de dólares desde 2016, quando o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas foi adotado. O financiamento do Banco às maiores empresas agrícolas industriais que operam no Sul Global ascendeu a 370 mil milhões de dólares durante o mesmo período. 
  • A Parte 3 do relatório examina como as descobertas públicas estão atualmente prejudicando o interesse público. Examinamos o financiamento oferecido à agricultura industrial e aos combustíveis fósseis por bancos e empresas estatais, financiamento para o desenvolvimento, fundos de investimento público e subsídios públicos.  
  • Já existem soluções reais e sustentáveis ​​para atender às necessidades globais de energia e alimentos, que examinamos na Parte 4.  
  • Na secção final deste relatório, Parte 5, apresentamos recomendações para que bancos e governos apoiem uma transição justa do financiamento da destruição do mundo para o financiamento da sua esperança de sobrevivência.  

Leia o relatório, compartilhe com suas redes e junte-se à ActionAid em nossa jornada para acabar com o financiamento da destruição do nosso mundo e, em vez disso, #FundOurFuture.

Resumo Executivo: Versão em Português Brasileiro PDF / 1,86MB

https://actionaid.org/sites/default/files/publications/Executive%20Summary%20Brazilian%20Portuguese_2.pdf

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2023.