Começa a campanha de coleta e reciclagem de cartões de plástico.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e parceiros, lançam a campanha de Coleta e de Cartões de Plástico. A partir desta semana, interessados em descartar cartões sem uso, podem procurar diversos órgãos em Brasília, além do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que terão instalados os coletores “Papa Cartão”.

 

 

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2014/10/01/109233-comeca-a-campanha-de-coleta-e-reciclagem-de-cartoes-de-plastico.html

 

 

A iniciativa visa reforçar a importância da educação ambiental, da coleta seletiva e da reciclagem dos plásticos. Podem ser descartados, inclusive, cartões que contêm chip e tarja magnética. Eles serão coletados e triturados para reciclagem e depois transformados em novos produtos, como porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros.

A coordenadora da A3P, Ana Carla de Almeida, reforça que o acesso à informação correta e o esforço conjunto em prol das boas práticas de consumo e descarte é o que vai possibilitar a realização da coleta seletiva e da reciclagem no país. “Esse tipo de ação mostra, de uma forma prática, como é possível transformar resíduo plástico em produto e renda, com preservação ambiental”, afirma. “É fundamental que as pessoas saibam quais são as tecnologias para reciclagem que já se encontram disponíveis para serem utilizadas.”

Onde descartar – A campanha é uma ação do MMA, em parceria como o Plastivida – Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, Instituto do PVC e Programa RC – Reciclagem de Cartão. Conta com a participação de vários órgãos (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional de Águas (ANA), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Advocacia-Geral da União (AGU), Exército Brasileiro, Câmara dos Deputados, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério de Minas e Energia e Secretaria-Geral da Presidência da República.

Todos esses órgãos terão instalados os coletores “Papa Cartão”. Podem ser descartados cartões de débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único, alimentação e outros. Os coletores estarão disponíveis até fevereiro de 2015.

(Fonte: MMA)