Não é novidade que o plástico traz consequências danosas para o meio ambiente. Mas um grupo de pesquisadores de Harvard criou um bioplástico feito com cascas de camarão. Para isso, eles usaram a quitosana, uma forma de quitina (o segundo material orgânico mais encontrado na Terra) (nota do site: novamente será que teremos mais uma quimera? E será que continuaremos lendo o primeiro parágrafo que começa esta notícia até quando?).
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2014/05/08/105058-cientistas-criam-plastico-sustentavel-feito-com-casca-de-camarao.html
A quitina é um polissacarídeo resistente. Ela é encontrada no exoesqueleto de crustáceos, em insetos, e até mesmo nas asas flexíveis de borboletas.
O novo bioplástico é feito com as cascas do camarão, algo que costuma ser descartado por não ter muitos usos práticos. Esse material criado em laboratório é barato e de fácil fabricação. Segundo os pesquisadores, o material gerado a partir dessa substância é resistente, transparente e renovável.
Ele também pode ser usado para fazer objetos 3D de formas complexas. Isso significa que objetos feitos a partir desse novo material podem ser tão robustos como itens feitos com os plásticos usados em brinquedos e celulares atuais. Também é seguro para fazer sacos de lixo, embalagens e fraldas.
Uma vez descartado, o material se decompõe em poucas semanas. Além disso, libera nutrientes que suportam o crescimento das plantas. Em um experimento, o descarte do bioplástico enriqueceu o solo de uma plantação de ervilhas.
Já o plástico usado atualmente em todo o mundo tem péssimas consequências para o meio ambiente. O material é feito a partir de petróleo e, uma vez descartado em aterros e oceanos, leva séculos para se degradar.
Somente nos Estados Unidos, segundo dados da Universidade de Columbia, são geradas cerca de 34 milhões de toneladas de resíduos de plástico. Desse total, menos de 7% é recuperado para reciclagem.
Há também os bioplásticos derivados de fontes renováveis de biomassa. Mas também não são 100% sustentáveis, pois não se degradam rapidamente no meio ambiente. (Fonte: Info Online)