Café e cogumelos. Nova visão da economia em dia como outro na Inglaterra. O café é servido como de costume, mas a união dele com cogumelos é nova e rica.
http://pt.euronews.com/2013/08/27/produzir-cogumelos-com-borras-de-cafe
É um dia como tantos outros na cidade inglesa de Brighton. No Small Batch Coffee, os cafés são servidos com a pressa do costume. Mas o caminho de uma nova visão da economia e de empreendimentos é sem pressa e muito inovador.
O caixote do café usado começa a ficar cheio e o seu destino está traçado. Jon Coombs trabalha para a Espresso Mushroom Company, uma empresa do Sussex, no sul do país. Duas vezes por semana faz a ronda pela cidade para recolher sacos com borras de café. De acordo com um dos fundadores da companhia, são recolhidos cerca de 200 quilos por semana, às vezes uma tonelada por mês. Os sacos são levados para uma quinta onde o café usado vai ser utilizado como composto na produção de cogumelos.
Robbie Georgiou, Espresso Mushroom Company: “Todos os dias são jogadas fora toneladas e toneladas, talvez centenas de toneladas, de borras de café. Isto é desnecessário porque se trata, de fato, de um desperdício. Como se pode ver, trata-se de um recurso.”
Quando se serve uma taça de café, esta contém menos de um por cento do café. O que sobra contém bastante celulose, nitrogênio, açúcar e outros nutrientes que são úteis aos cogumelos. Seis quilos de café usado, o equivalente a 100 xícaras, são misturados em sacos com uma mão-cheia de esporos (‘sementes’) de cogumelos. Estes sacos são em seguida numerados, datados e colocados numa sala escura durante um mês, pelo menos. Em duas semanas, e depois de um par de regas por dia, os cogumelos estão crescidos e prontos para ser colhidos. Cada saco contém entre 150 e 200 gramas de cogumelos. Às vezes mais. Existem dois tipos de benefícios ambientais neste processo: os restos de café são reutilizados, reduzindo também a emissão do gás de efeito estufa, o metano, produzido pela decomposição anaeróbica do café.
“Os cogumelos são essencialmente agentes recicladores naturais. Eles transformam organismos e matéria orgânica em nutrientes para outros organismos. Assim, transformam o café em alimento tanto para nós como para animais”, completa Robbie.
Já vimos como se produzem cogumelos com esta técnica. Mas agora são necessárias algumas verificações para nos assegurarmos que são saudáveis e que estão prontos a serem vendidos ao público. Alguns clientes duvidam ainda do paladar destes cogumelos devido ao seu modo de produção.
Alex Georgiou, Espresso Mushroom Company: “Muitas pessoas perguntam se têm sabor de café ou se contêm cafeína. O fato é que o meio onde os cogumelos são podem produzidos afeta o seu paladar e a sua frescura. Quando você produz cogumelos em casa eles têm algo que os cogumelos comprados nas lojas não têm.”