Cadernos da Amazônia aborda consequências do modelo de desenvolvimento em curso na região.

Print Friendly, PDF & Email

A expansão da monocultura da , a construção de grandes e a chamada verde são o carro-chefe do modelo de desenvolvimento vigente na região amazônica. As consequências, contradições e a resistência das comunidades e povos tradicionais frente a esses projetos são apresentadas no 1º Caderno Amazônia, produzido pela Terra de Direitos.

 

 

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/521737-1o-cadernos-da-amazonia-aborda-consequencias-do-modelo-de-desenvolvimento-em-curso-na-regiao

 

A divulgação é do sítio Terra de Direitos, 05-07-2013.

A publicação é resultado das experiências práticas em assessoria jurídica popular da Terra de Direitos no Oeste do Pará, desenvolvidas desde 2007. As violações de causadas pelos projetos hidrelétricos no rio Tapajós são o tema de abertura do caderno. Também são apresentadas as armadilhas da economia verde e das compensações ambientais, os problemas trazidos pela expansão do cultivo de monoculturas, principalmente a soja, a situação das comunidades quilombola e extrativistas do Oeste do Pará, além da luta indígena nos rios Tapajós e Arapiuns.

O caderno tem como objetivo contribuir no debate entre organizações de direitos humanos, movimentos sociais, pesquisadores e outros atores sociais acerca dos rumos do desenvolvimento na região.

 

 

 

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.