O líder da tribo amazônica caiapó, Raoni Txucarramãe, recebeu nesta sexta-feira (30) o título de cidadão honorário de Paris, durante cerimônia realizada na capital da França. O título foi entregue pelo prefeito da cidade, Bertrand Delanoe.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/10/01/75183-cacique-raoni-recebe-titulo-de-cidadao-honorario-de-paris-na-franca.html
01.outubro.2011
Desde o último dia 19, o cacique visita o país europeu a convite de uma organização ambiental local para debater a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. Raoni é contra o empreendimento do governo brasileiro e alega em palestras feitas no Brasil que a usina vai prejudicar a floresta e as tribos indígenas.
Logo que desembarcou em Paris, há duas semanas, ele recebeu um abaixo-assinado que coletou mais de 100 mil assinaturas de pessoas contrárias à obra da usina.
Os livros com as assinaturas foram entregues ao indígena ainda no aeroporto francês. Durante a cerimônia desta sexta-feira, o indígena ainda plantou uma árvore no jardim do Castelo de Cheverny, nos arredores de Paris.
Polêmica – A obra de Belo Monte é a maior em andamento no Brasil. A usina será a segunda do país em capacidade de geração de energia, atrás apenas da binacional Itaipu.
O governo diz que o empreendimento é essencial para suprir a demanda energética do país em razão do crescimento econômico. Mas entidades e movimentos sociais afirmam que os impactos socioambientais são prejudiciais.
(Fonte: Globo Natureza)