Bira Yawanawá(Acre)-Documentário

Petites Planètes / Vincent Moon

Vincent Moon (nome verdadeiro: Mathieu Saura), nascido em Paris no dia 25 de junho de 1979 é um cineasta independente. Foi o principal diretor dos Concerts a Emporter do site La Blogothèque , um projeto online de filmes musicais de bandas indie-rock, geralmente ao ar livre, e de bandas mais consagradas como R.E.M.Tom Jones e Arcade Fire. No Brasil, trabalhou com artistas como Gaby AmarantosTom ZéElza Soares e Ney Matogrosso.

Entre 2009 e 2013, Moon viajou pelo mundo com sua câmera na mochila, registrando cenas folclóricas, músicas sagradas e rituais religiosos para sua Coleção Petites Planètes. Seus filmes são produzidos fora do padrão estabelecido pela indústria cinematográfica, trabalhando sozinho ou com a ajuda de pessoas que encontra pelo caminho e sem orçamento envolvido. Compartilha todo seu trabalho, filmes e gravações áudio de graça na Internet, pela licença Creative Commons.

Todo o seu trabalho é feito de graça, somente com doações.

O presente documentário mostra a fala e a visão de mundo de Bira Yawanwá.

A resistência dos Yawanawá é um caso emblemático no Brasil . Eles receberam missionários da Novas Tribos em 1970. Esses missionários estavam ali para tentar amansar os índios, com a intenção de que eles aceitassem ser escravizados. Os missionários chegaram em uma época em que os Yawanawá estavam sofrendo e morrendo em função de doenças e de violências praticadas pelos seringalistas. Naquele momento os indígenas aceitaram a ajuda que foi possível, porque a Funai nunca tinha tido contato com eles antes de 1980. Porém assim que os jovens Yawanawá tiveram consciência do processo de exploração, eles voltaram para a aldeia e expulsaram os missionários da Novas Tribos. Quem liderou esse processo foi o Bira Yawanawá, em 1980. Os Yawanawá expulsaram os seringalistas e, logo depois, os missionários. A dinâmica da resistência dos povos indígenas é muito ampla, tenaz e longa. Isso que o Brasil está sofrendo agora com o governo Bolsonaro, para eles, é mais um processo.