Um grupo de grandes empresas de plástico está processando o governo federal para tentar impedir a proibição de alguns plásticos descartáveis de uso único. Foto do Greenpeace
https://www.nationalobserver.com/2022/07/29/news/big-plastic-suing-feds-single-use-ban
29 de julho de 2022
Vários grandes fabricantes de plástico recorreram aos tribunais para impedirem o governo federal de implementar a proibição de vários itens de plástico descartáveis de uso único.
A indústria de plásticos de US$ 29 bilhões do Canadá já está processando o governo por taxar o plástico como tóxico sob a Lei de Proteção Ambiental Canadense, a principal lei ambiental do Canadá. O novo processo visa impedir o governo de implementar a proibição e permitir a continuidade da venda de itens proibidos.
“É consistente com o profundo medo e aversão da indústria de plásticos em torno da ideia de que os governos realmente baniriam alguns desses itens completamente desnecessários e poluentes”, disse o diretor executivo da Defesa Ambiental, Tim Gray.
Os plásticos descartáveis de uso único normalmente não podem ser reciclados, tornando-os uma das principais fontes de poluição plástica em todo o mundo. Os materiais também estão prestes a se tornar um grande problema climático nos próximos anos, com as empresas de petróleo e gás apostando nos materiais que compõem a maior parte de seu crescimento futuro à medida que o mundo se afasta dos combustíveis fósseis. Sem regulamentações mais rigorosas sobre a produção de plástico descartável, a quantidade usada e descartada deve triplicar até 2060.
As medidas federais proíbem a venda de sacolas plásticas, talheres, canudos, recipientes para viagem, transportadores de anéis de bebidas, palitos e canudos, com o objetivo de eliminá-los completamente até o final do próximo ano. A medida ocorre após anos de estudos e consultas ambientais que concluíram que a proibição era benéfica para o meio ambiente e tem um apoio significativo dos canadenses.
A indústria de plásticos do Canadá lutou contra os planos do governo com uma campanha de lobby de meses exposta pelo Observador Nacional do Canadá. Quando esses esforços não tiveram sucesso, a indústria recorreu a ações judiciais em um esforço para derrubar a proibição e outras medidas para combater a poluição plástica.
O processo mais recente é uma “escalada” para adiar a proibição até que um futuro governo mais amigável às demandas da indústria seja eleito, disse Gray.
Os documentos legais para o processo mais recente foram arquivados por uma coalizão de grandes fabricantes de plástico, incluindo DOW e NOVA Chemicals, e duas empresas menores de embalagens plásticas com sede em Ontário e Oregon. Nenhum respondeu a um pedido de comentário dentro do prazo.
Meio Ambiente e Mudança Climática Canadá também não respondeu a um pedido de comentário no prazo.
- Marc Fawcett-Atkinson
- Repórter
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, agosto de 2022.