Amazônia à venda! Ilegalmente…

Reportagem escrita, também publicada nesse website: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56148670

BBC News Brasil (BBC World Service é um serviço de rede pública de televisão do Reino Unido).

[Nota do website: Esse documentário mostra o que o documentarista sino-inglês Adrian Cowell, entre 1980 e 1990, nos mostrava na sua importantíssima série que denominou ‘Década da Destruição”. Sem dúvida um libelo que todos os brasileiros e mesmo os habitantes planetários, deveriam conhecer, ver, entender e agir, pelo que denunciava. Tristíssimos, nós desse site, que conhecemos tanto o Adrian como seu belíssimo trabalho, somos testemunhas de sua profecia revelada. Esse de agora, do jornalista João Fellet, mostra o triste retorno de fechamento, pela mão de outros militares, o que os militares das décadas de 60, 70 e 80, legaram para todo o futuro de nosso país: a guerra genocida e ecocida que começa no século XVI, quando nosso continente foi invadido em nome do Rei de Portugal e do Papa romano.]

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores.

Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da floresta ou áreas recém-desmatadas, que eles não possuem, por valores que chegam à casa dos milhões de reais.

Há áreas à venda até mesmo dentro de unidades de conservação e de terras indígenas. Segundo a lei, é proibido vender áreas que sejam parte de terras indígenas ou unidades de conservação. São áreas de domínio público que se destinam exclusivamente a populações tradicionais.

A investigação deu origem a este documentário, intitulado “ à venda: o mercado ilegal de áreas protegidas no Facebook”.

Nele, o repórter João Fellet, da BBC News Brasil, mostra que o mercado ilegal de terras na Amazônia está aquecido com a perspectiva de que o Congresso anistie invasões recentes e permita que invasores obtenham os títulos das áreas.

O documentário revela também como a grilagem — ocupação ilegal de terras públicas — avança na Amazônia brasileira. Mostramos ainda estratégias que os vendedores usam para driblar a fiscalização e evitar multas, como dificultar o acesso aos terrenos grilados e manter documentos em nome de terceiros.

Assista e confira a investigação exclusiva. Veja também a reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/brasil

E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.co.uk/portuguese #BBCNewsBrasil​#Amazônia​#Exclusivo