Cerca de três toneladas de agrotóxicos, sem registro no Brasil, foram apreendidas em atuação conjunta do Ibama com o Exército Brasileiro, nas cidades de Rosário do Sul, São Gabriel e Lavras do Sul. A maior parte em uma granja que realizava plantio de 250 hectares de arroz. A lavoura foi embargada com a suspensão da atividade agrícola e recebeu multa de R$2 milhões. A Polícia Federal também já foi comunicada para investigação na esfera criminal.
http://www.ecodebate.com.br/2013/10/29/agrotoxicos-contrabandeados-foram-apreendidos-pelo-ibama-em-tres-cidades-do-rio-grande-do-sul/
Os produtos eram inseticidas, fungicidas e herbicidas com diferentes princípios ativos e fabricados na China, Uruguai e outros países. Estes agrotóxicos entram no país contrabandeados, expõem o meio ambiente e pessoas a diversos riscos, não possuem qualquer garantia de segurança ambiental ou para a saúde humana e nem mesmo de eficiência agrícola.
Outra infração frequentemente flagrada foi a destinação inadequada das embalagens usadas. As embalagens de agrotóxicos obrigatoriamente devem ser devolvidas ao revendedor. Seis granjas produtoras de grãos foram autuadas por não dar destinação adequada a centenas de embalagens.
Os produtos apreendidos foram levados para depósito seguro em instalações do Exército Brasileiro no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul/RS, onde aguardarão para serem destruídos, única destinação ambientalmente adequada.
Outros autos de infração ainda estão sendo lavrados e a fiscalização continuará por tempo indeterminado.
Ascom/Ibama
Foto: Ibama/RS.