Agrofloresta tropical, ou seja, aproximação, mesmo que imperceptível ou ignorada, com a tradição agrícola dos povos originários de vários continentes, incluindo a América do Sul. Na Inglaterra é ‘fashion‘, no Brasil é moda. E as culturas dos povos amazônicos por que são ignoradas por nós, ‘brasileiros’ ?
Este material está sem legendas e é falado em inglês. E aí? Clica no retângulo que vai ficar sublinhado de vermelho. As legendas em inglês aparecerão, mas não sabendo nem entendendo este idioma, é fácil passar para legendas em português. Clica na pequena engrenagem ao lado do retângulo e vai aparecer legendas em inglês. Clica sobre esta informação e vai surgir uma listagem de miríades e idiomas, mas vai atrás de português e então clica sobre ele. Imediatamente virão as legendas em português! Como deves ter perdido algo, volta o cursor para o início. Se voltar o inglês, faz tudo de novo…
Em vez de fileiras organizadas, como exércitos, das monoculturas, os jardins florestais combinam árvores frutíferas e nogueiras, arbustos, ervas, trepadeiras e vegetais perenes juntos em um cenário aparentemente selvagem.
Este tipo de agrofloresta mimetiza os ecossistemas naturais e utiliza o espaço disponível de forma sustentável.
Martin Crawford, habitante do Reino Unido, é um dos pioneiros da jardinagem florestal. Começando com um terreno plano em 1994, sua terra foi transformada em floresta e serve como recurso educacional para outros interessados em jardinagem florestal.
Este curta-metragem de Thomas Regnault se concentra no jardim florestal de Crawford, que é abundante, diversificado, comestível e pode ser uma resposta para o futuro dos sistemas alimentares.