Nanopartículas causam dano a cérebro de peixes, diz estudo

O uso de nanopartículas danifica o cérebro de peixes, segundo um estudo de cientistas da Universidade de Plymouth, no Reino Unido. Segundo o grupo, esta é a primeira vez que a aplicação do material fica provada como nociva ao sistema nervoso central de um animal.

 

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/09/21/74773-nanoparticulas-causam-dano-a-cerebro-de-peixes-diz-estudo.html

 

Os dados serão apresentados durante um encontro sobre os efeitos ao meio ambiente causados por nanomateriais, a ser realizado na Royal Society de Londres entre os dias 21 e 23 de setembro.

Para realizar o estudo, eles usaram nanopartículas feitas de óxido de titânio, um material presente em pinturas e em produtos de cuidado pessoal, com a possibilidade de ser aplicado também na indústria alimentícia.

O material foi utilizado em trutas arco-íris (Oncorhynchus mykiss). O resultado foi o surgimento de pequenos “buracos” em certos partes do cérebro dos peixes. Os efeitos colaterais das nanopartículas já haviam sido demonstrados em modelos in vitro e em culturas de células, mas esta é a primeira vez que foram revelados em um vertebrado vivo.

Segundo Richard Handy, um dos coordenadores do estudo, ainda não está claro se os efeitos acontecem pela entrada das nanopartículas no cérebro dos peixes ou se são provocados por reações químicas.

Para o grupo britânico, é preocupante a semelhança da intoxicação causada por nanopartículas com aquela provocada por mercúrio e outras substâncias nocivas aos animais.

(Fonte: G1)