Saúde: Taxas de câncer estão aumentando em adultos mais jovens — dietas inadequadas e microplásticos podem ser os culpados

(Crédito da imagem: Halfpoint/Shutterstock)

https://www.discovermagazine.com/cancer-rates-are-climbing-in-younger-adults-poor-diets-and-microplastics-may-be-to-blame-48100

Jack Knudson

03 out 2025

[Nota do Website: Sem dúvida que com todos os considerados avanços das tecnologias, onde estão embutidos plásticos e alimentos ultraprocessados, estão mostrando, provavelmente junto com os agrotóxicos e outras moléculas sintéticas, que a natureza não as conhecendo, poderão estar comprometendo aquelas gerações que nasceram no meio delas. Será que não estamos no tempo de avaliá-las com menos ingenuidade e arrogância?].

Saiba por que os casos de câncer de início precoce estão se tornando mais comuns em adultos mais jovens e quais fatores podem estar influenciando essa tendência preocupante.

Um diagnóstico de câncer é a última coisa que alguém com menos de 50 anos espera receber, mas ultimamente isso está se tornando uma dura realidade para muitos adultos mais jovens. Os casos de câncer de início precoce — aqueles diagnosticados em adultos entre 18 e 49 anos — vêm aumentando desde a década de 1990, refletindo uma tendência preocupante que os especialistas em saúde estão se esforçando para entender.

Em um estudo de maio de 2025 publicado no Cancer Discovery, pesquisadores do National Institutes of Health descobriram que a incidência de 14 tipos de câncer aumentou entre pessoas com menos de 50 anos de 2010 a 2019. Os aumentos mais significativos foram observados em cânceres de mama, colorretal, renal e uterino.

O que pode estar causando esse aumento nas taxas de câncer entre os jovens? Até o momento, pesquisas parecem sugerir que vários fatores são os responsáveis.

Um catalisador para o câncer

Embora os cientistas ainda não tenham chegado a uma resposta definitiva para explicar por que os casos de câncer de início precoce estão aumentando, eles propuseram várias ideias.

Em alguns casos, escolhas de estilo de vida podem aumentar o risco de câncer. Um estilo de vida sedentário, caracterizado por pouco ou nenhum exercício, combinado com uma dieta pobre em alimentos altamente processados, pode preparar o terreno para o desenvolvimento do câncer.

Quase um décimo dos casos de câncer nos EUA podem ser atribuídos à obesidade, principalmente porque ela leva à inflamação crônica e à alteração dos níveis hormonais, que promovem o crescimento do câncer em certas partes do corpo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 16% dos adultos com 18 anos ou mais em todo o mundo eram obesos em 2022, uma taxa que dobrou desde 1990.


Leia mais : O microbioma intestinal pode ajudar nossos corpos a combater o câncer


A ligação entre microplásticos e câncer

Alguns fatores que contribuem para o aumento do risco de câncer estão mais ou menos fora do controle. Fatores ambientais, como os microplásticos, podem ser alguns dos principais responsáveis ​​nesse sentido. Pesquisas nos últimos anos expuseram a prevalência de microplásticos e seu potencial papel no desenvolvimento do câncer.

Um estudo de 2025 mostrou que partículas de plástico podem se acumular no cólon, e outros estudos encontraram maiores concentrações de microplásticos em pessoas com câncer colorretal do que em pessoas sem câncer.

À medida que os microplásticos entram em nossos sistemas, eles podem causar danos às células e tecidos, inflamação e mutações genéticas. Quando os inalamos, nossas células pulmonares estão entre as primeiras a sofrer as consequências, sendo suscetíveis a alterações comumente associadas ao desenvolvimento de câncer. Como as gerações mais jovens foram expostas a plásticos descartáveis ​​durante toda a vida, elas são particularmente vulneráveis ​​aos problemas de saúde decorrentes dos microplásticos.

Detectando o câncer precocemente

Felizmente, embora os diagnósticos de câncer de início precoce estejam aumentando, a mortalidade geral por câncer tem diminuído para a maioria dos tipos de câncer. As taxas de mortalidade por câncer de útero, pâncreas e fígado têm aumentado, mas outros tipos, como câncer de mama, rim e pulmão, têm apresentado redução na mortalidade ao longo dos anos.

Ainda assim, alguns tipos de câncer que surgem em pessoas mais jovens tendem a ser mais agressivos do que aqueles em adultos mais velhos. De acordo com a Breast Cancer Research Foundationcânceres de mama em mulheres com menos de 40 anos têm maior probabilidade de resultar em tumores maiores e em estágio avançado.

Embora a obesidade e os microplásticos certamente possam estar influenciando o desenvolvimento do câncer, os diagnósticos podem estar se tornando mais comuns em pessoas mais jovens devido ao rastreamento precoce e à tecnologia aprimorada.

Um estudo publicado recentemente no JAMA Internal Medicine sugeriu que os casos de câncer de início precoce estão sendo detectados com mais frequência, desafiando a noção de que há um aumento real no desenvolvimento da doença. Nos últimos anos, diversas organizações de saúde vêm reduzindo a idade recomendada para o rastreamento do câncer — a maioria agora recomenda que o rastreamento do câncer colorretal comece aos 45 anos (antes 50) e o rastreamento do câncer de mama aos 40 anos (antes 50).

Fontes do artigo

Nossos redatores da Discovermagazine.com utilizam estudos revisados ​​por pares e fontes de alta qualidade para nossos artigos, e nossos editores verificam a precisão científica e os padrões editoriais. Confira as fontes usadas abaixo para este artigo:

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *