Plástico: Estudos revelam que produtos químicos plásticos estão amplamente presentes em alimentos e embalagens

https://www.ehn.org/studies-reveal-plastic-chemicals-are-widespread-in-food-and-packaging-2670913127.html

Curadores da EHN

23 de janeiro de 2025

[NOTA DO WEBSITE: O que mais nos choca numa matéria como essa é a impunidade com que os alimentos são embalados e entregues à sociedade. E INCLUIMOS AQUI OS PRODUTOS ORGÂNICOS!! É de um cinismo ver-se alimentos orgânicos serem colocados em bandejas de isopor/EPS – estireno=cancerígeno e disruptor endócrino – e ainda envolvidos com o filme plástico de PVC = cancerígeno e disruptor endócrino além desta resina ser até 60% constituído de ftalato = disruptor endócrino!! É triste como somos negligentes e inconsequentes com nossas crianças, idosos e muitíssimo pior, com mulheres grávidas já que estas substâncias afetam aqueles que ainda nem nasceram! Crime civilizatório e indigno de um tal sociedade que se diz ‘cristã’… ou seja, deveria ‘amar o próximo como a si mesmo’. Mas se vê que nem nos amamos a nós mesmos, como amaremos quaisquer outros?].

Pesquisadores encontraram produtos químicos nocivos relacionados ao plástico em 86% dos alimentos testados, levantando preocupações sobre a segurança das embalagens comuns de alimentos.

Kristin Hostetter faz reportagem para a Outside.

Resumidamente:

  • Pesquisadores analisaram 312 alimentos e encontraram produtos químicos plásticos, como ftalatos e bisfenóis, em 86% das amostras, incluindo fast food, supermercados e marcas de luxo.
  • Esses produtos químicos, conhecidos como disruptores endócrinos, estão associados ao câncer, diabetes e distúrbios reprodutivos, mas os limites regulatórios permanecem desatualizados.
  • Alguns estados dos EUA estão tomando medidas para proibir produtos químicos nocivos em embalagens, enquanto a ação federal está atrasada.

Citação chave:

“Os estados assumiram a liderança na eliminação gradual de produtos químicos perigosos de embalagens e recipientes de alimentos.”

— Gretchen Salter, diretora de políticas para Estados Mais Seguros

Por que isso é importante:

Produtos químicos plásticos em alimentos e embalagens representam riscos significativos à saúde humana, particularmente para mulheres grávidas e crianças. Enquanto os estados fazem progressos, regulamentações federais mais fortes são necessárias para proteger melhor a nos EUA e reduzir a exposição a disruptores endócrinos.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, janeiro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *