Saúde: Aumento de cálculos renais em crianças está relacionado a alimentos processados ​​e mudanças climáticas

Crédito: megaflopp /BigStockPhoto ID: 454967829

https://www.ehn.org/rising-kidney-stones-in-children-linked-to-processed-foods-and-climate-shifts-2670731632.html

Curadores da EHN

03 de janeiro de 2025

[NOTA DO WEBSITE: É claro que os alimentos fortemente salgados como os tais dos ‘salgadinhos’ e os alimentos das praças de alimentação dos shoppings todos ultraprocessados e plenos de sal, como as nossas crianças não demonstrariam nossas negligência e displicência com suas saúde?].

Um aumento surpreendente de cálculos renais pediátricos está forçando os médicos a confrontar mudanças na dieta, fatores ambientais e estresse térmico relacionado ao clima como possíveis culpados.

Sabrina Malhi escreve para o The Washington Post.

Resumidamente:

  • Os casos de pedras nos rins entre crianças estão aumentando, com alimentos processados ​​ricos em sódio e baixa ingestão de água citados como os principais contribuintes para a tendência.
  • As mudanças climáticas agravam o problema, pois as ondas de calor e as ilhas de calor urbanas aumentam a desidratação, um fator de risco importante para pedras nos rins.
  • As opções de tratamento variam de ajustes alimentares a intervenções cirúrgicas, mas especialistas dizem que mais pesquisas são necessárias urgentemente para entender e tratar os cálculos renais pediátricos.

Citação chave:

“Temperatura, humidade mais dieta são iguais a pedras.”

— David J. Sas, nefrologista pediátrico da Clínica Mayo

Por que isso é importante:

As implicações para a saúde são sérias, desde dor insuportável até cirurgia potencial. Os médicos estão pedindo por uma pesquisa melhor para entender por que isso está acontecendo e como pará-lo. Até lá, eles estão pedindo às famílias que repensem suas escolhas alimentares e priorizem a hidratação.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, janeiro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *