![Maine luta contra contaminação por pfas](https://nossofuturoroubado.com.br/wp-content/uploads/2024/12/maine-luta-contra-contaminacao-por-pfas.webp)
Crédito: Felton Davis /Flickr
https://www.ehn.org/maine-pushes-to-protect-farmers-and-food-from-PFAS-2670648017.html
23 de dezembro de 2024
[NOTA DO WEBSITE: Assim como foi com os agrotóxicos quando Rachel Carson constatou, no início dos anos 60 do século XX, o que era o DDT, a relação global muda a visão de que os agrotóxicos seriam inócuos e imprescindíveis. No entanto, a força das corporações da Big Oil, centradas na ‘revolução verde’ da agricultura química, ainda nos dias de hoje nos infesta com essas moléculas sintéticas agrícolas, agora acobertadas pelo famigerado ‘agribusiness’, no Brasil=agronegócio, as mesmas corporações não estão mais conseguindo se esconder. A contaminação global pelos perfluorados, também conhecidos como ‘forever chemicals/químicos eternos’, moléculas sintéticas centradas no elemento flúor, estão aterrorizando a humanidade de tal forma que a Vida, em sua totalidade, está sendo levada, de forma contundente, a um possível extermínio. E nós, os consumidores, negligentes, surdos e mudos, estamos assistindo a isso tudo, impassivelmente, como se nada estivesse acontecendo. A única emoção que nos invade é: tristeza. Mas nunca impotência!].
O uso descontrolado de lodo de esgoto como fertilizante está espalhando a contaminação por PFAS em fazendas por todo o país, com o Maine liderando a proibição da prática enquanto os agricultores enfrentam crises de saúde e ambientais.
Molly Taft faz reportagens para a The New Republic.
Resumidamente:
- Os produtos químicos PFAS, associados a sérios riscos à saúde, estão contaminando fazendas por meio de fertilizantes biossólidos, impactando a água, o gado e os produtos alimentícios.
- O Maine proibiu o uso de biossólidos em terras agrícolas e criou um fundo de apoio de US$ 60 milhões para agricultores, estabelecendo um modelo para lidar com a contaminação por PFAS.
- As regulamentações federais continuam limitadas, deixando os estados sozinhos para enfrentar a crise enquanto os processos contra produtores e a EPA aumentam.
Citação chave:
“Ninguém quer ser rotulado com o rótulo PFAS.”
— Representante Chellie Pingree, distrito 1 do Maine
Por que isso é importante:
O PFAS, usado em tudo, de panelas antiaderentes a espuma de combate a incêndios, encontrou seu caminho para o nosso solo, água e gado, com impactos devastadores à saúde. Pense em câncer, distúrbios imunológicos e problemas reprodutivos. Mas enquanto o Maine está se destacando como líder, criando um roteiro para conter a crise, as regulamentações federais ainda estão tentando recuperar o atraso. Processos judiciais estão se acumulando contra fabricantes de PFAS e até mesmo a EPA, mas os produtos químicos continuam disseminados. Leia mais: Gado morto e água envenenada — fazendeiros do Texas processam por contaminação por PFAS.
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2024