Saúde: Probióticos podem ajudar mulheres grávidas a combater os efeitos dos disruptores endócrinos

Disruptores Endócrinos

https://www.ehn.org/pregnant-women-probiotics-2669279754.html

Katherine McMahon e Sarah Howard

27 de setembro de 2024

[NOTA DO WEBSITE: Aqui o destaque são as mulheres grávidas por tudo o que os podem causar a elas e destacadamente, aos filhos/as que estão gestando. Mas saberíamos quais são e onde estão estas moléculas? Aqui vem a importância de cada um dos cidadãos planetários se apropriarem imediatamente destas informações para constranger pelo banimento individual e coletivo de cada um de nós, tanto os administradores públicos e políticos, sem falar nos criminosos corporativos, que fazem ouvidos moucos ou são terrivelmente negligentes e irresponsáveis ao ignorarem a presença no nosso dia a dia, destas substâncias malignas].

Um estudo recente publicado na Biomedicines sugere que tomar probióticos pode ajudar a proteger o microbioma intestinal de mulheres grávidas, reduzindo potencialmente os impactos negativos causados ​​por substâncias químicas disruptoras endócrinas (EDCs/Endocrine disrupters compounds).

Resumidamente:

  • A exposição aos EDCs pode reduzir a presença de bactérias intestinais saudáveis.
  • Como o microbioma desempenha um papel na saúde reprodutiva, metabólica e neurocomportamental, essa interrupção em mulheres grávidas pode afetar o desenvolvimento normal do feto.
  • Estudos em animais sugerem que os probióticos ajudam a reduzir as alterações no microbioma causadas pelos EDCs e também podem minimizar a quantidade deles absorvidos pela mãe e pelo bebê.

Citação chave:

“Até que políticas governamentais sejam promulgadas em todo o mundo para impedir a fabricação e liberação de EDCs, estratégias alternativas de prevenção e remediação são necessárias, inclusive em mulheres grávidas que buscam proteger sua própria saúde.”

Por que isso é importante:

O uso de produtos químicos disruptores endócrinos em produtos de consumo é tão disseminado que é quase impossível para indivíduos – incluindo mulheres grávidas – evitarem completamente a exposição. Embora estratégias de estilo de vida, como tomar probióticos, possam ser úteis para mitigar alguns dos efeitos deles, a maneira mais eficaz de prevenir a exposição e proteger a saúde humana é por meio de regulamentações fortes e eficazes sobre a criação e o uso de produtos químicos nocivos (nt.: além, é claro, da rejeição e do banimento feito por cada consumidor consciente porque sabe o terror que são estas moléculas! Por isso a importância de cada um e todos nós nos informarmos sobre eles).

Cobertura EHN relacionada :

Mais recursos:

Rosenfeld, Cheryl et al. para Biomedicines. Agosto de 2024

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, setembro de 2024