Agrotóxicos: mudança política da França em relação aos químicos agrícolas

Crédito: Hannah Brown / Unsplash

https://www.ehn.org/france-s-political-shift-on-agricultural-chemicals-2667419186.html

Curadores da EHN

04 de março de 2024

[NOTA DO SEBSITE: Material que nos mostra como de repente as questões ambientais e de saúde pública que sofrem os efeitos nefastos de todos os produtos oriundos de moléculas sintéticas produzidos pelas imensas transnacionais petroagroquímicas e já identificados como maléficos a todos os seres vivos, são reconsideradas. E reconsideradas pela extrema-direita de todos os países do planeta. Para nosso website, isso comprova a intuição que tivemos de reconhecermos que, com as últimas decisões, por exemplo da justiça norte americana quanto aos ‘químicos eternos/forever chemicals/PFAS/perfluorados’, e dos efeitos cancerígenos do herbicida glifosato e de outras tantas substâncias, fez com que indústira petroquímica procurasse parceiros políticos que lhes fossem favoráreis em troca de algo que imaginamos que seja de um apoio econômico-financeiro. E encontraram esses parceiros: os políticos ligados à direita e à extrema-direita. Principalmente na Europa que terá eleições para a Assembleia da União Europeia, no meio do ano, e com isso eliminarem possíveis transtornos legais nas disseminações de suas moléculas maléficas. Será um crime corporativo legalmente permitido].

A extrema-direita francesa passou de uma posição contra os agrotóxicos para uma defesa dos mesmos, sinalizando uma grande mudança na sua política ambiental.

Clément Guillou reporta para o Le Monde .

Resumidamente:

  • O partido de extrema-direita de Marine Le Pen, historicamente contra o uso de agrotóxicos, adotou uma postura pró-agroquímicos desde 2021.
  • O Rassemblement National (nt.: partido de extrema-direita de Marine Le Pen) opõe-se agora a regulamentações ambientais rigorosas, priorizando a produção agrícola (nt.: empregando os agrotóxicos) em detrimento das preocupações ecológicas.
  • Esta mudança alinha a extrema direita com as visões tradicionais da direita, desafiando os compromissos ambientais anteriores.

Citação chave:

“Veja-se os agrotóxicos, herbicidas e outros produtos fitossanitários, cujos resultados econômicos são, sem dúvida, negativos quando se consideram todos os efeitos secundários.”

— Marine Le Pen, em discurso de 2017

Por que isso é importante:

Para os seres humanos, a exposição prolongada a certos agrotóxicos tem sido associada a uma série de problemas de saúde, desde efeitos agudos como náuseas e tonturas até resultados crônicos mais graves, incluindo problemas respiratórios, perturbações endócrinas e até câncer. Os trabalhadores agrícolas e as pessoas que vivem perto das explorações agrícolas estão particularmente em risco, embora os resíduos nos alimentos também possam expor a população em geral.

Os agrotóxicos estão se tornando cada vez mais tóxicos para os insetos mais importantes do mundo.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, março de 2024.