Disruptores endócrinos: Sociedade de Endocrinologistas Europeus confirma serem um grande problema de saúde

Foto de Collab Media no Unsplash

https://www.ehn.org/eu-endocrinologists-edcs-2667403149.html

Curadores da EHN

01 de março de 2024

[NOTA DO WEBSITE: Matéria que demonstra que depois de mais de 30 anos, as sociedades dos especialistas no sistema endócrino vêm se posicionando para que estas moléculas passem a ter uma devida atenção por se reconhecer que elas realmente danificam a saúde de todos os seres vivos. E a surpresa é como os órgãos públicos responsáveis por banirem tudo o que danifica a saúde da sociedade, ainda não ter dado um basta a este descalabro produzido pelas corporações indignas e cruéis].

A Sociedade Europeia de Endocrinologia (ESE) – uma comunidade de mais de 20.000 endocrinologistas de toda a Europa – emitiu uma declaração na Nature Reviews Endocrinology destacando os produtos químicos disruptores endócrinos como uma grande ameaça à saúde humana.

Resumidamente:

  • A sociedade nomeou os produtos químicos disruptores endócrinos como uma das suas quatro principais áreas de defesa e política, juntamente com a obesidade, o câncer e as doenças raras.
  • A ESE/European Society of Endocrinology também observou que os EDCs/Endocrine Disruptors Compounds representam uma grande e significativa carga de danos aos fetos, bebês e crianças devido à sua capacidade de perturbar o desenvolvimento neurológico e reprodutivo.

Citação chave:

“Esforços contínuos na identificação e avaliação dos EDCs são imperativos para melhorar a não só na UE, mas também à escala global.”

Por que isso é importante:

Dos cerca de 100.000 produtos químicos sintéticos disponíveis no mercado, 70% nunca foram testados quanto aos seus efeitos na saúde humana. Embora regulamentações químicas promissoras, como a Estratégia da UE para a Sustentabilidade em matéria de Produtos Químicos, tenham sido paralisadas e adiadas, outros 2.000 novos produtos químicos são introduzidos todos os anos. A ESE sublinha a importância de reconhecer o papel dos EDCs na saúde humana a nível regulamentar, político e público como o primeiro passo para reduzir o número de mortes e doenças causadas por estes produtos químicos perigosos.

Cobertura EHN relacionada :

Mais recursos:

Reincke, Martin et al. para Nature Reviews Endocrinologia . 22 de fevereiro de 2024

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, março de 2024.