Baixo desempenho agora é ‘a norma’ para algumas empresas de água, alerta Ofwat

Poluição no rio Jubilee adjacente às obras de tratamento de esgoto de Slough, gerenciadas pela Thames Water, em abril de 2022. Fotografia: Maureen McLean/Rex/Shutterstock

https://www.theguardian.com/environment/2022/dec/08/poor-performance-now-the-norm-for-some-uk-water-firms-warns-ofwat

Sandra Laville

08 de dezembro de 2022

Poluição grave, serviço ruim e gestão financeira fraca incorporada, diz regulador da indústria de água da Inglaterra e do País de Gales.

A poluição grave por empresas de água aumentou no ano passado, disse o regulador em um relatório contundente sobre o desempenho do setor na Inglaterra e no País de Gales.

Ofwat (nt.: é a agência ou autoridade reguladora dos serviços de água tanto na Inglaterra como no País de Gales) disse que o fraco desempenho de algumas empresas estava embutido e nomeou Northumbrian Water, Southern Water, South West Water, Thames Water, Welsh Water e Yorkshire Water como atrasadas na maneira como atendiam os clientes e administravam o sistema.

O regulador analisou também a resiliência financeira das empresas de água, depois de um ano em que três empresas foram obrigadas a injetar capital para reforçar a sua solidez financeira. Ofwat está adotando uma postura dura com as empresas de água após críticas de que durante anos as empresas não foram devidamente regulamentadas.

O órgão disse que a maioria das empresas não conseguiu explicar claramente a ligação entre os dividendos pagos aos acionistas e o desempenho dos clientes. Eles disseram que houve melhorias nos vazamentos pelas empresas de água, mas é preciso fazer mais para reduzir os vazamentos em 50% até 2050 em relação aos níveis de 2017-8.

O Guardian revelou na semana passada que as nove principais empresas de água e esgoto pagaram £ 65,9 bilhões em dividendos nas últimas três décadas. Eles também assumiram dívidas de £ 54 bilhões.

Ofwat disse que a Northumbrian Water e a Portsmouth Water pagaram dividendos significativamente maiores do que as expectativas do regulador e a resiliência financeira das empresas. Os dividendos da Nortúmbria no ano passado foram de £ 181,5 milhões e a Portsmouth Water pagou £ 5,1 milhões aos acionistas.

David Black, executivo-chefe da Ofwat, disse: “Em muitas áreas, as empresas de água e esgoto estão falhando quando se trata de cuidar dos clientes, do meio ambiente e de sua própria resiliência financeira. Estamos claros; essas empresas precisam lidar com esse desempenho inaceitável com urgência.

“Para algumas empresas, o baixo desempenho se tornou a norma. Isso não pode continuar. Estamos exigindo que os piores desempenhos, incluindo Thames Water e Southern Water, devolvam cerca de £ 120 milhões aos clientes”.

O relatório de desempenho de 17 empresas de água disse que a poluição grave aumentou. “Em 2021-22 aumentou o número de incidentes graves de poluição e houve uma deterioração no cumprimento das obras de tratamento. Apenas quatro empresas atingiram o nível de desempenho para reduzir o alagamento de esgoto nas residências dos clientes… As empresas precisam urgentemente melhorar seu desempenho nessa medida. Há casos de mau desempenho sustentado ao longo de vários anos, como South West Water.”

O relatório disse que, apesar do fraco desempenho, as empresas não estão investindo o suficiente em estações de tratamento para reduzir as descargas de esgoto e melhorar a resiliência à seca.

Os incidentes de inundação de esgoto nas casas das pessoas também foram destacados como uma área de preocupação. A Southern Water e a Thames Water foram instruídas a reduzir as inundações de esgoto em 56% e 61%, respectivamente, para atingir a meta de limitar os incidentes a 1,34 por 10.000 propriedades até 2024-25.

Ofwat disse: “As empresas têm o dever de fornecer e manter um sistema de esgoto e devem planejar e investir para garantir que possam lidar com as pressões futuras, como o crescimento populacional e as mudanças climáticas.

“Algumas empresas consideram que as tempestades e as chuvas prolongadas ao longo de 2021-22 contribuíram para o aumento do número de incidentes que sofreram. É provável que, com os impactos das mudanças climáticas, o Reino Unido continue a experimentar eventos climáticos extremos”.

As empresas de água estão todas sendo investigadas pela Ofwat e pela Agência Ambiental sobre descargas de esgoto potencialmente ilegais de suas estações de tratamento.

Christine McGourty, diretora-executiva do órgão industrial Water UK, disse: “Este relatório mostra claramente que há mais a fazer para que as empresas de água e esgoto atendam às metas de expansão dos reguladores, bem como às altas expectativas do público. É bom ver que quase todas as empresas atingiram sua meta de redução de vazamentos com um plano ambicioso em todo o setor para reduzir os vazamentos em 50% até 2050.

“As empresas de água continuarão a trabalhar com o governo e os reguladores para garantir que permitimos os níveis de investimento necessários para melhorar nossa infraestrutura e proteger o meio ambiente, mantendo a relação custo-benefício para os clientes”.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2022.