Produtos químicos PFAS em sutiãs esportivos e em roupas de ‘fitness’ e ioga 

Foto: Cinematics sutis/Unsplash

https://www.ehn.org/PFAS-clothing-2656531753/nursing-mothers-and-pfas

https://www.ehn.org/pfas-clothing-2656435785/8-brands-with-pfas-indicators

Equipe EHN

02 de fevereiro de 2022 e 20 de janeiro de 2022

Os testes encontram flúor – um indicador de PFAS – na maioria dos sutiãs esportivos testados, inclusive de marcas populares como Adidas, Champion e Nike. E em roupas esportivas femininas de marcas populares como Old Navy e Lululemon.

Quinze dos 23 sutiãs esportivos populares têm níveis detectáveis ​​de flúor, um indicador de PFAS tóxico, de acordo com um novo relatório da Mamavation.

Em parceria com a EHN.org, o blog de bem-estar ambiental e a comunidade Mamavation testou os sutiãs esportivos e encontrou níveis de flúor variando de 10 partes por milhão (ppm) até 58 ppm. A EHN.org financiou parcialmente os testes e Pete Myers, cientista-chefe da Environmental Health Sciences, que publica o Environmental Health News, revisou os resultados.

Sutiãs esportivos feitos de materiais sintéticos, em vez de algodão, eram mais propensos a ter níveis detectáveis ​​de flúor.

Embora os testes não comprovem que substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) estejam nos sutiãs, o flúor é um forte indicador dos “forever chemicals“=produtos químicos eternos” – que têm sido associados a tudo, desde câncer a defeitos congênitos e menor eficácia da vacina.

Mães que amamentam e PFAS 

O teste – que encontrou principalmente flúor especificamente no tecido adjacente ao mamilo – foi realizado por um laboratório certificado pela EPA e sinalizou qualquer roupa que tivesse mais de 10 partes por milhão (ppm) de flúor. Não está claro o que a exposição ao PFAS através de roupas significa para humanos; no entanto, pesquisas de laboratório anteriores do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional descobriram que a exposição da pele ao PFAS apresenta riscos à saúde semelhantes aos da ingestão de produtos químicos por meio de alimentos ou água.

E os tóxicos perto do mamilo levantam preocupações para as mães que estão amamentando.

“As mães que amamentam podem considerar tomar banho depois de suar dentro de um sutiã esportivo antes de amamentar”, disse Linda Birnbaum, Cientista Emérita e ex-diretora do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental e Programa Nacional de Toxicologia, ao Mamavation. “Mas como o PFAS não se decompõe, a cada passo, o meio ambiente será exposto – começando na fábrica e terminando dentro de um aterro onde nunca se decomporá.”

Testes de PFAS em andamento 

Embora os testes sejam preocupantes, a boa notícia é que havia oito marcas com baixo ou nenhum flúor. Três que testaram limpo e são feitos principalmente orgânicos incluem Go Pact Organic Racerback Lounge Bra, Rawganique BEVERLY Organic Cotton Triple Strap Active Bra e Satva GOTS Organic Nanda Bra.

O teste de sutiã esportivo é parte de um esforço contínuo da Mamavation e da EHN.org para identificar PFAS em produtos de consumo comuns e vem logo após os testes que encontraram PFAS em calças de treino e ioga.

Veja os resultados completos no Mamavation.

Crédito da foto do banner: Nenad Stojkovic/flickr

Um em cada quatro pares de leggings populares e calças de ioga testados têm níveis detectáveis ​​de flúor, um indicador de PFAS tóxico, de acordo com um novo relatório da Mamavation (nt.: não se pode descartar a possibilidade de também estarem nessa mesma lista as roupas de bike, camisetas de times de futebol e outras atividades desportivas que também são sintéticas e devem ser, da mesma forma, inflamáveis).

Em parceria com a EHN.org, o blog de bem-estar ambiental e a comunidade Mamavation testou o activewear e encontrou níveis de flúor variando de 10 partes por milhão (ppm) até 284 ppm em oito pares de leggings e calças, de 32 testados. A EHN.org financiou parcialmente os testes e Pete Myers, cientista-chefe da Environmental Health Sciences, que publica o Environmental Health News, revisou os resultados.

Embora os testes não comprovem a presença de substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) nos produtos, o flúor é um forte indicador dos “forever chemicals” – que têm sido associados a tudo, desde câncer a defeitos congênitos e menor eficácia da vacina.

8 marcas com indicadores PFAS 

O teste – feito na área da virilha das calças – foi realizado por um laboratório certificado pela EPA e sinalizou qualquer roupa que tivesse mais de 10 partes por milhão (ppm) de flúor.

Os oito pares que tiveram indicadores PFAS foram:

  • Shorts Athleta Girl Chit Chat
  • Calças de ioga de cintura alta Gaiam Calças de treino de compressão de desempenho
  • Legging Knix Hightouch cintura alta
  • Calça Lululemon Align Highrise
  • Legging LulaRoe
  • Calças Atléticas Old Navy Vuori Elevation Performance Black Camo Leggings Atléticas
  • Yogalicious “Lux” Bolso Lateral de Cintura Alta Capri

Exposição PFAS através de roupas?

Crédito: WeTravel/flickr

Não está claro o que a exposição ao PFAS através das roupas significa para os seres humanos, no entanto, pesquisas anteriores de laboratório do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional descobriram que a exposição da pele ao PFAS apresenta riscos à saúde semelhantes aos da ingestão de produtos químicos por meio de alimentos ou água.

“Embora saibamos que o PFAS pode ser absorvido pela pele, não temos muitas informações sobre quanto seria transferido de produtos ativos. É improvável que seja zero”, disse Myers, cientista-chefe da Environmental Health Sciences, ao Mamavation.

Especialistas disseram à Mamavation que é provável que os produtos químicos estejam nas roupas como um tratamento para resistência a manchas e água ou absorção de suor; ou devido à contaminação de lubrificantes ou produtos químicos de limpeza usados ​​durante a fabricação.

Roupa de treino livre de tóxicos 

As boas notícias? Bem, 75% das calças e leggings de teste não tinham flúor. Algumas das marcas sem flúor que também têm material orgânico incluem Leggings Groceries Apparel B12, Mate The Label Organic Stretch Legging e Pact Organic Go-To Pocket Legging.

Mamavation tem várias investigações sobre flúor, analisando um conjunto de produtos e alimentos do dia a dia.

Fique de olho neste espaço enquanto a EHN se une à Mamavation no próximo mês para uma investigação em três partes sobre indicadores de PFAS em bens de consumo – traremos a você, descuidados, em quais marcas confiar e maneiras de expressar sua preocupação sobre a contaminação.

Leia mais sobre a investigação em Mamavation.com

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, maio de 2022.