Aves do Pampa.
O Pampa, que engloba parte do Rio Grande do Sul, no Brasil, parte da Argentina e todo o Uruguai, é o habitat de várias espécies de aves migratórias. A sobrevivência dessas espécies depende da conservação das áreas úmidas e da vegetação campestre.
Dentre elas, destacam-se o maçarico-acanelado (Calidris subruficollis), que se reproduz na região ártica da América do Norte, e voa por dias até chegar ao bioma. Ela é considerada vulnerável à extinção, na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas.
Outra ave que passa uma época do ano nas terras gaúchas é o caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris), que migra a partir do Cerrado, no Brasil central, e vive em áreas pantanosas e capinzais úmidos.
Para compreender os impactos das transformações do Pampa e de outros biomas na conservação dessas espécies, é necessário monitorar seus hábitats de forma integrada.
O MapBiomas auxilia nessa compreensão com seus mapas e dados anuais de cobertura e uso da terra do Brasil (desde 1985), do Pampa Trinacional (desde 2000) e de outros biomas do continente, abrangendo 12 países da América do Sul.
MapBiomas: mapbiomas.org MapBiomas
Pampa: pampa.mapbiomas.org
Produção: âmbarfilmes.com.br
Este vídeo faz parte da série MapBiomas Brasil 30×30 metros.
Nestes documentários, são apresentados aplicações de uso dos dados do MapBiomas sobre as transformações no território brasileiro desde 1985.