CUECAS E A CONTAGEM DE ESPERMATOZOIDES

Imagens das cuecas que usam os norte americanos e seus nomes. ‘Boxers’ para eles, ‘samba-canção’ para nós.

https://www.firstpost.com/tech/science/choice-of-underwear-could-affect-sperm-count-a-new-fertility-study-reveals-4927651.html

REUTERS, 09 DE AGOSTO DE 2018

Homens que usam boxers (nt.: entre nós chamamos, em vários lugares, de ‘samba-canção’, ‘cuecão’ e mesmo se ‘boxer’ são justas e diferem das outras, largas e de algodão), na maioria das vezes, podem ser mais férteis do que aqueles que optam por jóqueis (nt.: entre nós, normalmente chamamos de ‘sunga’ e ‘slip’) e cuecas (nt.: no original chamado de ‘briefs’ que poderíamos chamar também de ‘sunga’ e ‘slip’), sugere um novo estudo.

Entre os parceiros masculinos de casais em busca de tratamento para infertilidade, os pesquisadores determinaram que roupas íntimas justas estavam associadas a contagens e concentração de espermatozoides mais baixas e níveis mais baixos de um hormônio que pode indicar problemas nos testículos, de acordo com o relatório publicado na Human Reproduction .

O efeito não foi enorme, mas “se eu estivesse me preparando para começar a tentar ter um filho, iria comprar cuecas tipo ‘samba-canção’ cerca de três meses antes dessa data”, disse o autor sênior, Dr. Jorge Chavarro, da Harvard TH Chan School of Public Health.

“Como sociedade, tradicionalmente, a fertilidade considera-se ser um problema feminino. Mas quando você realmente olha para os problemas, deve lembrar que é um projeto de duas pessoas. E você pode identificar problemas com o homem em cerca de metade dos casais e em cerca de um terço, é exclusivo do homem.”

Por que três meses antes de tentar engravidar? Embora os espermatozoides sejam produzidos continuamente, leva cerca de três meses para que eles se tornem maduros, disse Chavarro.

O estudo

Os pesquisadores analisaram dados de 646 homens que eram de casais que buscavam tratamento na Clínica de Fertilidade do Hospital Geral de Massachusetts entre 2000 e 2017. Os homens, todos com idades entre 32 e 39 anos, também completaram uma pesquisa que incluía perguntas sobre o estilo de sua roupa íntima que usaram nos últimos três meses. 

Suas opções eram: boxers, jockeys, bikini, briefs e “outras” (nt.: para compeender esses termos, dessas informações, ver o quadro acima pode auxiliar a entender, pelas imgens e os nomes, quais são as roupas íntimas masculinas nos EUA).

Depois de ajustar para outros fatores como idade, peso e hora do dia em que a amostra foi coletada, os pesquisadores descobriram que os homens que usavam cuecas tipo ‘samba-canção’, mais folgadas e amplas, tinham uma concentração 25% maior de líquido seminal (nt.: também chamado de esperma ou líquido espermático) e 17% mais espermatozoides do que aqueles que preferiam outros estilos de roupa íntima, mas justas e apertadas.

Amostras de sangue coletadas de 304 participantes também mostraram que os homens que usavam cuecas apertadas tinham níveis 14% mais baixos de uma substância chamada hormônio folículo estimulante (follicle stimulating hormone), ou FSH. O hormônio é produzido pelo cérebro para dizer aos testículos para produzir mais espermatozoides, disse Chavarro. “Níveis mais altos desse hormônio, FSH, estimula a produção de nos homens. Ou seja, sugere de que os testículos estavam tentando clamar do cérebro de que há necessidade de resgate e compensação (nt.: na produção de mais espermatozoides)”.

As evidências

Embora os homens que usavam cuecas justas tivessem milhões de espermatozoides a menos, isso não seria um problema em um homem com uma contagem normal de espermatozoides, disse Chavarro. “Estamos falando de cerca de 20 milhões de diferença de espermatozóides”, disse ele. “Portanto, se você está indo de 150 milhões (uma contagem normal de espermatozóides)(nt.: infelizmente essa não é mais a contagem normal como era até os anos 80. A contagem nos dias de hoje, e já eram em 2018, está girando entre 50 e 30 milhões, situação em decorrência dos disruptores endócrinos que está esterilizando e feminizando os machos) para 130 milhões, provavelmente não fará diferença. Mas se você estiver indo de 50 milhões para 30 milhões ou de 30 milhões para 10 milhões, pode. E a menos que você esteja em uma clínica de fertilidade, não se tem ideia qual é a contagem de espermatozoides que se tem.”

A razão pela qual as cuecas justas e apertadas possam afetar a contagem de espermatozoides, é porque elas mantêm os testículos junto ao corpo, disse Chavarro. “Já sabemos, há um tempo, que a espermatogênese é muito sensível à temperatura. Essa é a principal razão pela qual eles estão fora da cavidade abdominal dos machos. Assim os testículos de homens que usam roupas íntimas mais justas estariam expostos a temperaturas mais altas do que aqueles que usam roupas íntimas mais folgadas.”

Houve uma boa notícia: o tipo de roupa íntima não afetou a estrutura dos espermatozoides ou sua motilidade, ou seja, sua capacidade de nadar para a frente.

Homens que tentam engravidar suas parceiras podem não precisar se descartar de todas as suas cuecas, disse o Dr. Harry Fisch, professor clínico de urologia e medicina reprodutiva do Weill Cornell Medical College, em Nova York.

As implicações

O estudo não foi elaborado para provar se ou como roupas íntimas justas podem afetar a produção de espermatozoides, e os autores reconhecem que faltam informações sobre outros fatores, como os estilos de vida e os materiais preferidos das cuecas e calças masculinas, que podem influenciar nos resultados.

“Se você está apenas caminhando em uma sala com ar-condicionado, provavelmente não fará muita diferença entre cuecas justas ou folgadas”, disse Fisch, que não esteve envolvido no estudo. “Mas se você está se exercitando e usando roupas íntimas mais apertadas, provavelmente estará colocando seus testículos em risco pelo calor do seu corpo.”

A temperatura mais elevada é o único fator que afeta consistentemente a produção de espermatozoides, observou Fisch (nt.: infelizmente o médico não informa aos leitores de que os disruptores endócrinos, presentes em miríades de produtos de consumo diário, até das fibras sintéticas que se faz as roupas íntimas justas, são os atuais grandes vilões tanto na queda de espermatozoides, como de sua morfologia bem como da produção de testosterona). “É por isso que você vê variações sazonais na contagem de espermatozóides”, acrescentou. “É mais baixo nas estações mais quentes. É também por isso que dizemos aos homens que não entrem em piscinas muito aquecidas”.

E na verdade, o efeito da roupa íntima não é assim tão “dramático”, disse Fisch (nt.: novamente o médico tergiversa quando omite que as fibras sintéticas que se faz cuecas e roupas, são os grandes geradores das microfibras que atualmente infestam todos os oceanos do planeta).

“Mas se estiver tentando ter um bebê, deve estar na melhor forma em sua vida e ter menos coisas problemáticas envolvidas.”

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, março de 2021.