Destaques.
- • Concentrações urinária maternal pré-natal de metabólitos de ftalatos (nt.: ver o que é: https://nossofuturoroubado.com.br/os-ftalatos-estao-por-toda-parte-e-os-riscos-sobre-a-saude-preocupantes-quanto-sao-eles-realmente-prejudiciais/) parecem estar associados com resultados cognitivos e comportamentais adversos em crianças;
- • Metabólitos de ftalatos tanto de baixo peso molecular (e.g., monobutil ftalato/MBP) como de alto (e.g., di(2-etilhexil) ftalato/DEHP) estão associados resultados adversos tanto cognitivos como comportamentais;
- • Efeitos sexuais específicos da exposição aos ftalatos foram observados entre metabólitos de baixo (e.g., mono-n-butil ftalato/MnBP) e alto (e.g., DEHP) peso molecular, e resultados cognitivos e comportamentais.
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0013935115001899
Environmental Research
a Department of Community Health Sciences, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada
b Behavioral Research Unit, Department of Paediatrics, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada
c Alberta Children’s Hospital Research Institute for Child and Maternal Health, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada
- Recebido em 07/janeiro/2015, Revisado em 06/junho/2015, Aceito em 08/junho/2015, Disponível online em 20/junho/2015
Resumo
Antecedentes
Emersão de evidências por pesquisas de observação que sugerem que a exposição pré-natal a ftalatos afeta o neurodesenvolvimento em crianças.
Objetivo
Conduzir uma revisão sistemática da literatura existente sobre a associação entre concentrações urinárias e o neurodesenvolvimento infantil.
Métodos
Revisamos os dados bibliográficos eletrônicos (MEDLINE, PubMed, EMBASE, PsycINFO, CINAHL, Global Health, CAB abstracts e ERIC) (de 1910 a 21 de fevereiro de 2014); listas de referências dos artigos incluídos e resumos de conferências (American Psychiatric Association, American Academy of Neurology e Pediatric Academic Societies). Dois revisores independentes selecionaram os resumos e os dados extraídos. Incluímos pesquisas originais que reportam sobre a associação entre os metabólitos urinários pré-natal ou na infância e os resultados cognitivos e comportamentais (e.g., registro sobre o QI, escores dentro do BASC-2/Behavior Assessment System for Crildren-Second Edition ou equivalente) em crianças entre 0–12 anos de idade.
Resultos
De 2804 resumos selecionados, 11 artigos originais que preencheram nossos critérios para inclusão.
Conclusões
Uma revisão sistemática da literatura sustenta a tese de que a exposição pré-natal aos ftalatos está associado com resultados adversos cognitivos e comportamentais em crianças, incluindo baixo QI e problemas quanto à atenção, hiperatividade e comunicação social mais pobre. Pesquisa posterior caracterizando as associações entre metabólitos de ftalatos específicos e resultados no desenvolvimento neurológico de crianças é necessária para apoiar a criação de estratégias de mitigação e melhoramento para o desenvolvimento de política apropriada de saúde.
Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, julho de 2015.