Um peixe recolhido como amostra, perto da área onde ocorreu o acidente nuclear em Fukushima, em 2011, apresentou um teor surpreendente de contaminação radioativa, segundo a companhia Tepco (Tokyo Eletric Power), que administra a central nuclear.
http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20130118-autoridades-japonesas-encontram-peixe-radioativo-perto-de-fukushima
O peixe foi capturado em uma baía perto da central de Fukushima Daiichi, situada na costa nordeste do Japão, a bordo do Pacífico. Segundo um comunicado da Tepco, ele ultrapassa em 2500 vezes o limite legal de radioatividade estabelecido pelas autoridades japonesas. A espécie, conhecida como ‘Murasoi’, tem uma quantidade de césio radioativo equivalente a 254.000 becquerels (unidade de medida de radioatividade).
O acidente na usina Fukushima Daiichi foi provocado depois do Tsunami do dia 11 de março de 2011, que destruiu quatro dos seis reatores, liberando grandes quantidades de substâncias radioativas na atmosfera. Para evitar a migração dos peixes contaminados para as outras regiões, a Tepco vai instalar redes em torno da área contaminada.
Desde o acidente, as autoridades japonesas restringiram o consumo de diversos alimentos na região de Fukushima e nas províncias vizinhas. O governo modificou a legislação, estabelecendo normas mais rígidas, para evitar a contaminação.