Serão os fungos um novo plástico?

Eben Bayer é co-inventor do produto ‘MycoBond’, um adesivo orgânico [realmente — já que ele é baseado no micélio (nt.: todos os fungos são compostos por Hifas, filamentos de células que formam uma rede que é chamada de micélio), um organismo vivo e crescente] que transforma resíduo agrícola em um material tipo espuma que pode ser utilizado para embalamento e isolamento. Entrevista dada por este co-do inventor ao TEDGlobal 2010 · Filmado em  Julho/2010.

 

http://www.ted.com/speakers/eben_bayer

 

Para se ver a entrevista acessar o linkhttp://www.ted.com/talks/eben_bayer_are_mushrooms_the_new_plastic#t-17335

Eben Bayer, Green Designer

Como co-fundador do empreendimento Ecovative (http://ecovativedesign.com/media-resources/), Eben Bayer co-inventou o produto ‘MycoBond’, uma tecnologia que usa filamentos de fungos que transforma resíduos da agricultura em um forte material composto. Ou, como a CNN disse: “Em termos não científicos, eles moem cascas das sementes e colam os pequenos fragmentos juntamente com as hifas dos fungos, o micélio”. Geram então produtos incluindo substitutos para as atuais espuma plásticas artificiais para embalamento (nt.: o interessante, como mostra a entrevista, é que esta rede de hifas com os fragmentos que enformados, criam o molde que se quer para o uso proposto). Também agora têm o rígido ‘Greensulate’, placas de isolamento para construção civil. Todos os produtos exigem menos energia para serem gerados do que as espumas sintéticas, em razão de crescerem livremente. Igualmente convincente é que ao final de seu emprego como produto, pode ser lançado em ambientes naturais como em composto caseiro ou mesmo como cobertura morta agrícola, por serem completamente naturais. O importante é reconhecermos que são produtos de uso humano naturais e assim perfeitamente reassimiláveis pelos ciclos da vida.

(NOTA DO SITE: É importante termos a percepção de que a resina plástica, estireno ou styrene em inglês, que este produto está substituindo, vem sendo considerada efetivamente como cancerígena, pode ser apresentada ao público, em várias formas. Todas elas são feitas pela resina poliestireno, sigla PS, numerada com o n° 6, dentro do triângulo de reciclável. Algumas podem aparecer como resina simples e conhecida pelos copos descartáveis, leitosos ou não, pratos de aniversário bem como talheres e bandejinhas; ou na forma de espuma expandida conhecida como o styrofoam e é patente da Dow, por anos expandida com o gás CFCs e hoje os HCFCs; outra forma de espuma ou estireno expandido com gás que consta não ser pelos gases anteriores e por isso se auto proclama como ‘ecológica’, é o EPS/expanded polystirene, é dura e rígida sendo esta a diferença do produto da Dow; e ainda o estiropor ou isopor, como os copos de cafezinho da Nestlé ou embalagens de comida ‘delivery’, marca registrada da transnacional alemã BASF).

Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, janeiro de 2014.