Utensílios de cozinha de plástico preto geralmente são feitos de lixo eletrônico reciclado e podem liberar produtos químicos nocivos nos alimentos. (Irina Piskova/Getty Images/iStockphoto)
17 de dezembro de 2024
[NOTA DO WEBSITE: No que esse artigo é importante para nós os consumidores que não estamos dominando esse mundo da química sintética? Simplesmente nos mostra o quanto devemos evitar de qualquer forma quaisquer utensílios que sejam de matéria prima sintética. Na dúvida, rejeitemos. Pura e simplesmente. E sair em busca de produtos que conhecemos por serem originalmente de matérias primas que sejam oriundas da natureza como são nossos corpos. O resto é temerário].
Pesquisas sugerem que o plástico preto, que pode ser feito a partir de lixo eletrônico reciclado, pode conter produtos químicos tóxicos que podem contaminar seus alimentos.
Se você estiver avaliando seus utensílios de cozinha, uma rápida olhada no espaço provavelmente revelará uma tendência comum: plástico preto.
“O plástico preto está em praticamente todas as cozinhas dos Estados Unidos”, disse Judith Enck, ex-autoridade sênior da Agência de Proteção Ambiental no governo Obama, que agora lidera a Beyond Plastics , uma organização de defesa do consumidor.
Mas ela e outros especialistas estão pedindo às pessoas que evitem usar colheres, espátulas, conchas, pinças e recipientes feitos do material onipresente. Um crescente corpo de pesquisas sugere que o plástico preto, que pode ser feito de lixo eletrônico reciclado, pode conter produtos químicos tóxicos que podem vazar para sua comida enquanto você cozinha.
Aqui está o que você precisa saber sobre como lidar com o plástico preto na sua cozinha.
Qual é o problema com o plástico preto?
Uma análise recente revisada por pares de produtos domésticos de plástico preto, incluindo bandejas de comida e utensílios de cozinha, descobriu que 17 de 20 itens testados (ou 85 por cento) continham retardadores de chamas bromados e organofosforados. Os produtos químicos detectados no estudo são frequentemente encontrados em eletrônicos e foram associados a uma série de riscos à saúde.
“Sabemos com certeza que esses retardadores de chama tóxicos podem migrar dos produtos em que estão e para o nosso ambiente”, disse Megan Liu, coautora do estudo. O calor, ela observou, pode facilitar a lixiviação desses produtos químicos.
Liu, gerente de ciência e política da Toxic-Free Future, um grupo de pesquisa e defesa da saúde ambiental que conduziu o estudo junto com a Vrije Universiteit Amsterdam, disse que os pesquisadores não vincularam os níveis de exposição nos produtos testados a resultados de saúde específicos.
Há algum debate sobre quanto risco utensílios de cozinha de plástico contaminados com retardantes de chamas podem representar para as pessoas. Em termos gerais, a exposição a esses produtos químicos tem sido associada ao câncer e à interrupção hormonal, mas até agora não houve pesquisa suficiente para associar o uso regular de utensílios de cozinha ou recipientes de alimentos contaminados a problemas de saúde.
O estudo mais recente foi examinado por calcular incorretamente o limite de exposição seguro para o éter decabromodifenílico, ou BDE-209, um dos 11 retardantes de chamas que os pesquisadores detectaram nos produtos testados. O artigo estimou que o uso de utensílios de cozinha contaminados poderia causar uma ingestão média de 34.700 nanogramas por dia, o que os autores escreveram que “se aproximaria” dos níveis máximos de exposição considerados seguros pela Agência de Proteção Ambiental para um adulto pesando aproximadamente 130 libras. Mas essa matemática estava errada. O nível máximo é de 420.000 nanogramas por dia, não 42.000.
O estudo foi corrigido desde então. Liu disse que o erro não altera as conclusões do estudo, de que a presença de produtos químicos tóxicos em itens que as pessoas usam diariamente deve causar preocupação. Alguns dos produtos testados continham vários retardantes de chama, não apenas BDE-209.
“Não existe realmente um nível seguro de exposição a esses retardadores de chamas tóxicos e prejudiciais”, ela disse, acrescentando que essas substâncias podem se acumular no corpo.
Liu e outros especialistas enfatizaram que há necessidade de maior regulamentação e restrições que mantenham esses produtos químicos fora dos produtos de consumo nos quais eles não deveriam estar, disseram eles.
“Tentamos reciclar plástico, mas este é um exemplo de onde a reciclagem meio que se decompõe e introduz produtos químicos potencialmente perigosos em produtos nos quais eles nunca foram projetados”, disse Andrew Turner, especialista em poluição plástica da Universidade de Plymouth, no Reino Unido.
Enquanto isso, aqui estão algumas medidas que você pode tomar para ajudar a reduzir seu risco.
O que você deve fazer?
É provável que nem todos os produtos de plástico preto na sua cozinha contenham lixo eletrônico reciclado, mas pode ser difícil saber com certeza. A rotulagem que pode dizer aos consumidores se um produto tem conteúdo reciclado nem sempre está disponível. O America’s Test Kitchen observa que se os utensílios de cozinha forem feitos de plástico preto virgem ou novo, eles ainda podem ser adequados para uso porque esse material provavelmente não contém os contaminantes encontrados em produtos reciclados.
Comece com o que toca sua comida. Em vez de tentar adivinhar quais itens podem estar contaminados, alguns especialistas recomendam se livrar de qualquer coisa feita de plástico preto que entre em contato com alimentos.
Se for exposto ao calor, jogue fora. Se parecer muito trabalhoso limpar sua cozinha e substituir tudo de uma vez, considere priorizar se livrar de itens de plástico preto que mais frequentemente entram em contato com panelas quentes e alimentos ou óleo de cozinha, por exemplo, espátulas ou colheres de mexer, disse Turner.
“A preocupação com utensílios de cozinha é o fato de que, em primeiro lugar, você está esquentando algo, o que certamente liberará mais coisas”, disse Turner, que publicou um artigo revisado por pares em 2018 destacando a presença de lixo eletrônico reciclado em produtos de plástico preto. “Em segundo lugar, se você estiver aquecendo em óleo, o óleo age como um solvente para os retardantes de chama. É uma maneira melhor de remover retardantes de chama do plástico do que, digamos, água — até mesmo água fervente.”
Não o use para armazenar ou reaquecer alimentos. Você também deve se livrar de recipientes plásticos pretos e, em geral, evitar reaquecer alimentos em qualquer tipo de plástico ou expor o material a outras fontes de calor, como uma máquina de lavar louça.
“Nunca coloque plástico no micro-ondas”, disse Enck. “Estou preocupada porque muitos recipientes de comida para viagem têm plástico preto no fundo, e se você estiver ocupado, pode simplesmente colocar todo o espaguete da noite passada no micro-ondas, e você vai ter alguns tóxicos no molho marinara.”
Não recicle. Depois de coletar seu plástico preto indesejado, não o coloque junto com sua reciclagem, disse Enck. As instalações de reciclagem normalmente não têm a tecnologia para separar o plástico preto, então os itens acabam descartados como lixo, disse ela.
“Eu simplesmente joguei tudo fora na minha lata de lixo”, disse Enck, que se livrou do plástico preto de sua cozinha.
O que pode substituir ferramentas de plástico preto?
O plástico é usado com muita frequência em utensílios de cozinha porque o material pode ser moldado e tem o equilíbrio certo entre rigidez e flexibilidade para realizar muitas tarefas na cozinha, disse Hannah Crowley, editora executiva de análises de produtos da America’s Test Kitchen.
“O plástico em geral é incrivelmente versátil, e é por isso que ele se infiltrou em todas as facetas de nossas vidas”, disse Crowley.
Mas pode ser fácil e acessível substituir ferramentas de plástico preto por aquelas feitas de madeira, aço inoxidável ou silicone. Para recipientes de alimentos, os especialistas recomendam vidro.
Madeira
A madeira pode ser um ótimo material para utensílios de cozinha, como colheres e tigelas para mexer.
Considere comprar itens de bambu, disse Shanika Whitehurst, diretora associada de sustentabilidade de produtos, pesquisa e testes na Consumer Reports. O bambu não só pode ser uma fonte de madeira mais sustentável, como o material é durável e econômico, disse ela.
“Você pode encontrar bambu e utensílios em todos os lugares, do Walmart à Macy’s”, ela disse. “Eles funcionam muito bem. Eles não absorvem muito o cheiro da comida.”
Mas não coloque produtos de madeira na máquina de lavar louça, disse Crowley. Por ser um material natural poroso, ele vai absorver muita água se for deixado em um ambiente úmido e secá-lo pode quebrá-lo. Produtos de madeira também precisam ser oleados periodicamente.
Aço inoxidável
O aço inoxidável pode ser uma opção de menor manutenção.
“Pode ir à máquina de lavar louça, sem preocupações”, disse Crowley. “Não vai quebrar. Você não precisa lubrificá-lo.”
Mas, ela observou, utensílios de metal podem não ser a escolha certa se você quiser proteger suas panelas, particularmente as antiaderentes. O aço inoxidável pode arranhar certas panelas se você realmente estiver raspando a superfície. Se você estiver usando utensílios de aço inoxidável, Crowley sugere cozinhar em uma panela de ferro fundido, com a qual você não precisa ser tão cuidadoso.
Silicone
Utensílios de metal e madeira não são tão flexíveis quanto os de plástico, então se você precisa de um utensílio que possa remover facilmente a massa de bolo de uma tigela ou limpar sua frigideira de ovos mexidos, o silicone é uma opção, disse Crowley.
O silicone é feito com plástico, e os especialistas observam que ainda estão tentando entender os riscos potenciais. Mas Crowley disse que esses produtos são tipicamente projetados para suportar temperaturas mais altas do que utensílios de plástico.
Whitehurst recomendou que você certifique-se de que todos os utensílios de cozinha de silicone que você comprar sejam rotulados como de qualidade alimentar.
Quanto custará para se livrar do plástico preto?
Muitos utensílios de madeira, aço inoxidável e silicone podem ser compradas por menos de US$ 20. Você também pode encontrar ofertas comprando utensílios de segunda mão em lugares como Goodwill ou Salvation Army.
Enquanto você substitui seus itens, aqui estão alguns itens essenciais da cozinha da Crowley:
- Espátula de peixe: A parte da espátula é tipicamente de aço inoxidável, mas os cabos podem ser feitos de madeira ou silicone. “Peixe é a coisa mais complicada de virar”, ela disse. “Eles são projetados da melhor maneira possível para virar algo complicado, o que os torna bons para tudo.”
- Colher de pau
- Concha de aço inoxidável
- Colher com fenda de aço inoxidável
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, janeiro de 2025