Plasticenta: Presença de Microplásticos no Compartimento Intracelular da Placenta Humana

Microplastic

A presença dos plásticos que se desmancham até micro e nanoplásticos e por isso entram na cadeia alimentar. Importante na imagem é perceber as microfibras=microplásticos que se desprendem dos tecidos sintéticos na máquina de lavar roupas, usadas em todos os esportes e no dia a dia dos cidadãos.

[NOTA DO WEBSITE: vale destacar que agora tem uma nova expressão para a realidade da presença das resinas plásticas em nosso cotidiano. É a ‘plasticenta‘, ou seja, fusão de plástico com placenta. Não é terrível e criminoso o que as indústrias petroquímicas estão fazendo com as gerações que ainda nem nasceram!? E mais do que identificar as corporações, devemos identificar quem são os CEOs que tornam real esses crimes corporativos!].

https://www.mdpi.com/1660-4601/19/18/11593/htm

por 

Antonio Ragusa1 ; Maria Matta2 ; Loredana Cristiano3,*; Roberto Matassa4 ; Ezio Bataglione4 ; Alessandro Svelato5 ; Catarina De Luca5 ; Sara D’Avino5 ; Alessandra Gulotta5 ; Mauro Ciro Antonio Rongioletti6 ; Piera Catalano6 ; Criselda Santacroce6 ; Valentina Notarstefano7 ; Oliana Carnevali7 ; Elisabetta Giorgini7 ; Enrico Vizza8 ; Giuseppe Familiari4 e Stefania Annarita Nottola4


1. Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, Università Campus Bio Medico di Roma, Via Álvaro del Portillo, 21, 00128 Roma, Itália; 2Departamento de Ciências Clínico-Cirúrgicas, Diagnósticas e Pediátricas, Faculdade de Medicina e Cirurgia, Universidade de Pavia, Via Alessandro Brambilla, 74, 27100 Pavia, Itália; 3Departamento de Ciências da Vida, Saúde e Meio Ambiente, Universidade de L’Aquila, Via Vetoio, Loc. Coppito, 67010 Coppito, Itália; 4Departamento de Anatomia, Histologia, Medicina Legal e Ortopedia, Universidade Sapienza, Via A. Borelli, 50, 00161 Roma, Itália; 5Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital “San Giovanni Calibita” Fatebenefratelli, Isola Tiberina de Roma, Via di Ponte Quattro Capi, 39, 00186 Roma, Itália; 6Departamento de Anatomia Patológica do Hospital Fatebenefratelli “San Giovanni Calibita”, Isola Tiberina de Roma, Via di Ponte Quattro Capi, 39, 00186 Roma, Itália; 7Departamento de Ciências da Vida e Ambientais, Università Politecnica delle Marche, Polo Montedago Via Brecce Bianche, 60131 Ancona, Itália; 8Unidade de Oncologia Ginecológica, Departamento de Oncologia Clínica Experimental, IRCCS Regina Elena National Cancer Institute, Via Elio Chianesi, 53, 00144 Roma, Itália.

*Autor a quem a correspondência deve ser endereçada.


14.09.2022

Resumo

Microplásticos (MPs) são definidos como partículas de plástico menores que 5 mm. Eles foram encontrados em quase todos os lugares onde foram pesquisados ​​e descobertas recentes também demonstraram sua presença na placenta humana, sangue, mecônio e leite materno, mas sua localização e toxicidade para humanos não foram relatadas até o momento. O objetivo deste estudo foi duplo: 1. Localizar MPs dentro do compartimento intra/extracelular na placenta humana. 2. Compreender se a sua presença e localização estão associadas a possíveis alterações estruturais das organelas celulares. Usando microscopia eletrônica de varredura de pressão variável e microscopia eletrônica de transmissão, MPs foram localizados em dez placentas humanas. Neste estudo, demonstramos pela primeira vez a presença e localização no compartimento celular de fragmentos compatíveis com MPs na placenta humana e levantamos a hipótese de uma possível correlação entre sua presença e importantes alterações ultraestruturais de algumas organelas intracitoplasmáticas (mitocôndrias e retículo endoplasmático)(nt.: o que são as mitocôndrias: são organelas celulares presentes praticamente em todas as células eucarióticas- com núcleo verdadeiro- e responsáveis pelo processo de respiração celular. Função do retículo endoplasmático: além da síntese proteica, atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas). Essas alterações nunca foram relatadas em gestações a termo normais e saudáveis ​​até hoje. Eles podem ser o resultado de uma tentativa prolongada de remover e destruir as partículas de plástico dentro do tecido placentário. A presença de partículas praticamente indestrutíveis na placenta humana a termo poderia contribuir para a ativação de traços patológicos, como estresse oxidativo, apoptose (nt.: como se fosse o ‘suicídio’ das células) e inflamação, característicos de distúrbios metabólicos subjacentes à obesidade, diabetes.

1. Introdução

Ao longo do século passado, a produção global de plásticos cresceu exponencialmente para mais de 350 milhões de toneladas por ano produzidas em todo o mundo, parte das quais acaba poluindo o meio ambiente [1]. Os microplásticos (MPs) são definidos, de acordo com a European Food Safety Authority (EFSA), como partículas plásticas menores que 5 mm [2,3]. São produzidos neste tamanho ou resultam da fragmentação de estruturas plásticas maiores. MPs são encontrados em ambientes aquosos, terrestres [4,5] e aéreos [6]. Além disso, houve vários relatos de MPs em alimentos, principalmente frutos do mar [7,8], sal marinho [9,10], e água potável [11,12,13]. As MPs são detectadas principalmente no trato gastrointestinal de animais marinhos [14], enquanto a captação celular e o acúmulo de MPs nos tecidos foram demonstrados em ambientes experimentais [15,16,17]. Cientistas e autoridades públicas levantaram preocupações sobre MPs em alimentos, ingestão humana potencial e consequências para a saúde [2,18,19], mas os dados são escassos. MPs também foram recentemente encontrados em tecidos humanos, fluidos e secreções [20,21,22,23], mas o efeito das MPs em nível global e celular ainda não está claro.

………………………….

[NOTA DO WEBSITE: o artigo ainda tem uma longa explanação que suprimimos para dar mais efetividade a que um cidadão comum possa reconhecer a problemática e às conclusões dos pesquisadores, mas para os interessados em toda a informação é só acessar o link que apresenta esta nossa publicação].

……………………………

Figura 8. Mecanismo hipotético pelo qual MPs podem levar a alterações epigenéticas que determinam alterações fenotípicas fetais em longo prazo.

4. Conclusões

Neste estudo, demonstramos, pela primeira vez, por VP-SEM (nt.: microscopia eletrônica de varredura de pressão variável) e TEM (nt.:  microscopia eletrônica de transmissão), a presença e localização no compartimento intra/extracelular de fragmentos compatíveis com MPs na placenta humana e hipotetizamos uma possível correlação entre sua presença e a importante alterações ultraestruturais de organelas intracitoplasmáticas. Encontramos alterações da morfologia do retículo endoplasmático e das mitocôndrias que nunca haviam sido relatadas em gestações a termo saudáveis ​​até hoje. Essas alterações são características apenas de estados patológicos, de acordo com numerosos estudos de caracterização da placenta humana realizados na década de 1990.

A modificação da estrutura das organelas juntamente com a presença das MPs, em todas as amostras examinadas, é um item muito importante, pois o estresse do retículo endoplasmático e a disfunção mitocondrial podem ter um papel decisivo na progressão da doença humana não transmissível. Assim, este estudo fornece suporte de dados para novas pesquisas sobre o papel potencial dos MPs em diferentes aspectos da doença humana.

Este estudo também pode contribuir para a demonstração de que a poluição ambiental pelo plástico é parcialmente responsável pela epidemia de doenças não transmissíveis que caracteriza o mundo moderno. A epidemia invisível de doenças não transmissíveis é uma causa subestimada da pobreza e impede o desenvolvimento econômico de muitos países. Acrescentar o plástico às causas evitáveis ​​(através de um uso melhor, mais prudente e redução da produção) desta epidemia, juntamente com glicemia de jejum, pressão arterial, hipertensão, colesterol, uso nocivo de álcool, atividade física insuficiente, sobrepeso/obesidade e tabagismo, melhoraria muito as condições de vida em nosso planeta. Investigações posteriores terão como objetivo descrever melhor a correlação entre a presença de MPs e as alterações estruturais encontradas, e verificar o retículo endoplasmático e o estresse mitocondrial com seus marcadores relacionados, especialmente do ponto de vista da função celular.

……………………………

Financiamento

Esta pesquisa foi financiada por Subsídios do Gruppo GEO (Gestione Emergenze Ostetriche) e do Ministério Italiano de Universidade e Pesquisa (subsídios da Universidade Sapienza, Roma – Projeto SEED-PNR 2021).

Declaração do Conselho de Revisão Institucional

O estudo foi conduzido de acordo com a Declaração de Helsinque e aprovado pelo Comitê de Ética da Lazio1 (Prot. N. 352/CE Lazio1 de 31 de março de 2020) para estudos envolvendo seres humanos.

……………………………..

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Referências

  1. Kershaw, PJ; Rochman, CM (Eds.) Fontes, Destino e Efeitos dos Microplásticos no Ambiente Marinho: Parte Dois de uma Avaliação Global ; Relatório e Estudos GESAMP nº 93, 220; Organização Marítima Internacional: Londres, Reino Unido, 2016; 220p. [ Google Acadêmico ]
  2. Painel EFSA CONTAM (Painel EFSA sobre Contaminantes na Cadeia Alimentar). Declaração sobre a presença de microplásticos e nanoplásticos nos alimentos, com especial destaque para o marisco. EFSA J. 2016 , 14 , 4501. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  3. Hartmann, NB; Hüffer, T.; Thompson, RC; Hassellöv, M.; Verschoor, A.; Daugaard, AE; Rist, S.; Karlsson, T.; Brennholt, N.; Cole, M.; et ai. Estamos falando a mesma língua? Recomendações para um Quadro de Definição e Categorização para Resíduos Plásticos. Ambiente. Sci. Tecnol. 2019 , 53 , 1039-1047. [ Google Scholar ] [ CrossRef ] [ PubMed ]
  4. Tanentzap, AJ; Cottingham, S.; Fonvielle, J.; Riley, I.; Walker, L.M; Woodman, SG; Kontou, D.; Pichler, CM; Reisner, E.; Lebreton, L. Concentrações de microplásticos e fibras antropogênicas em lagos refletem o uso da terra ao redor. PLoS Biol. 2021 , 19 , e3001389. [ Google Scholar ] [ CrossRef ] [ PubMed ]
  5. De Souza Machado, AA; Kloas, W.; Zarfl, C.; Hempel, S.; Rillig, MC Microplásticos como uma ameaça emergente aos ecossistemas terrestres. Globo. Chang. Biol. 2018 , 24 , 1405-1416. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  6. Prata, JC Microplásticos transportados pelo ar: consequências para a saúde humana? Ambiente. Poluir. 2018 , 234 , 115-126. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  7. Barboza, LGA; Dick Vethaak, A.; Lavorante, BRBO; Lundebye, AK; Guilhermino, L. Detritos microplásticos marinhos: uma questão emergente para segurança alimentar, segurança alimentar e saúde humana. Mar. Poluir. Touro. 2018 , 133 , 336-348. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  8. Cho, Y.; Shim, WJ; Jang, M.; Han, GM; Hong, SH Abundância e características de microplásticos em bivalves de mercado da Coreia do Sul. Ambiente. Poluir. 2019 , 245 , 1107-1116. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  9. Karami, A.; Golieskardi, A.; Choo, CK; Larat, V.; Galloway, TS; Salamatinia, B. A presença de microplásticos em sais comerciais de diferentes países. Sci. Rep. 2017 , 7 , 46173. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  10. Van Cauwenberghe, L.; Janssen, CR Microplásticos em bivalves cultivados para consumo humano. Ambiente. Poluir. 2014 , 193 , 65-70. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  11. Kosuth, M.; Mason, SA; Wattenberg, EV Contaminação antropogênica de água da torneira, cerveja e sal marinho. PLoS ONE 2018 , 13 , e0194970. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  12. Mason, SA; Welch, VG; Neratko, J. Contaminação de Polímero Sintético em Água Engarrafada. Frente. Química 2018 , 6 , 407. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  13. Schymanski, D.; Goldbeck, C.; Humpf, H.-U.; Fürst, P. Análise de microplásticos em água por espectroscopia micro-Raman: Liberação de partículas plásticas de diferentes embalagens em água mineral. Água Res. 2018 , 129 , 154-162. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  14. De Sá, LC; Oliveira, M.; Ribeiro, F.; Rocha, TL; Futter, MN Estudos sobre os efeitos dos microplásticos em organismos aquáticos: o que sabemos e onde devemos concentrar nossos esforços no futuro? Sci. Ambiente Total. 2018 , 645 , 1029-1039. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  15. Avião, CG; Gorbi, S.; Milão, M.; Benedetti, M.; Fattorini, D.; d’Errico, G.; Pauletto, M.; Bargelloni, L.; Regoli, F. Biodisponibilidade de poluentes e risco toxicológico de microplásticos para mexilhões marinhos. Ambiente. Poluir. 2015 , 198 , 211-222. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  16. Deng, Y.; Zhang, Y.; Lemos, B.; Ren, H. Acúmulo de tecido de microplásticos em camundongos e respostas de biomarcadores sugerem riscos de saúde generalizados de exposição. Sci. Rep. 2017 , 7 , 46687. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  17. Reineke, JJ; Cho, DY; Dingle, YT; Morello, AP; Jacobb, J.; Thanos, CG; Mathiowitz, E. Percepções únicas sobre a absorção intestinal, trânsito e biodistribuição subsequente de microesferas derivadas de polímeros. Proc. Nacional Acad. Sci. EUA 2013 , 110 , 13803-13808. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  18. Rochman, CM; Hoh, E.; Kurobe, T.; Teh, SJ O plástico ingerido transfere produtos químicos perigosos para os peixes e induz o estresse hepático. Sci. Rep. 2013 , 3 , 3263. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  19. Wright, SL; Kelly, FJ Plástico e Saúde Humana: Uma Questão Micro? Ambiente. Sci. Tecnol. 2017 , 51 , 6634-6647. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  20. Ragusa, A.; Svelato, A.; Santacroce, C.; Catalano, P.; Notarstefano, V.; Carnevali, O.; Papa, F.; Rongioletti, MCA; Baiocco, F.; Draghi, S.; et ai. Plasticenta: Primeira evidência de microplásticos na placenta humana. Ambiente. Int. 2021 , 146 , 106274. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  21. Leslie, HA; van Velzen, MJM; Brandsma, SH; Vethaak, AD; Garcia-Vallejo, JJ; Lamoree, MH Descoberta e quantificação da poluição por partículas plásticas no sangue humano. Ambiente. Int. 2022 , 163 , 107199. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  22. Ragusa, A.; Notarstefano, V.; Svelato, A.; Belloni, A.; Gioacchini, G.; Blondeel, C.; Zucchelli, E.; De Luca, C.; D’Avino, S.; Gulotta, A.; et ai. Detecção e Caracterização por Microspectroscopia Raman de Microplásticos no Leite Materno Humano. Polímeros 2022 , 14 , 2700. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  23. Braun, T.; Ehrlich, L.; Henrich, W.; Koeppel, S.; Lomako, I.; Schwabl, P.; Liebmann, B. Detecção de na placenta humana e mecônio em um ambiente clínico. Pharmaceutics 2021 , 13 , 921. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  24. Warner, K.; Linske, E.; Mustaine, P.; Valliant, M.; Leavitt, C. Estrangulado, Estrangulado, Afogado: A Crise do Plástico Desdobrável em Nossos Oceanos ; Oceana Protegendo os Oceanos do Mundo; Oceana: Washington, DC, EUA, 2020. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  25. Rezania, S.; Parka, J.; Md Dinb, MF; Mat Taibb, S.; Talaiekhozanic, A.; Yadavd, KK; Kamyabe, H. Poluição por microplásticos em diferentes ambientes aquáticos e biota: Uma revisão de estudos recentes. Mar. Poluir. Touro. 2018 , 133 , 191-208. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  26. Huang, D.; Chen, H.; Shen, M.; Tao, J.; Chen, S.; Yin, L.; Zhou, W.; Wang, X.; Ruihao Xiao, R.; Li, R. Avanços recentes no transporte de microplásticos/nanoplásticos em compartimentos abióticos e bióticos. J. Haz. Esteira. 2022 , 438 , 129515. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  27. Yee, MS-L.; Hii, L.-W.; Looi, CK; Lim, W.-M.; Wong, S.-F.; Kok, Y.-Y.; Tan, B.-K.; Wong, C.-Y.; Leong, C.-O. Impacto dos Microplásticos e Nanoplásticos na Saúde Humana. Nanomateriais 2021 , 11 , 496. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  28. Campanale, C.; Massarelli, C.; Savino, I.; Locaputo, V.; Uricchio, VF Um estudo detalhado de revisão sobre os efeitos potenciais dos microplásticos e aditivos preocupantes na saúde humana. Int. J. Ambiente. Res. Saúde Pública 2020 , 17 , 1212. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  29. DeLoid, GM; Cao, X.; Bitounis, D.; Singh, D.; Lopis, PM; Buckley, B.; Demokritou, P. Toxicidade, absorção e translocação nuclear de micro-nanoplásticos ingeridos em um modelo in vitro do epitélio do intestino delgado. Química Alimentar. Toxicol. 2021 , 158 , 112609. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  30. Hu, L.; Zhao, Y.; Xu, H. Cavalo de Tróia no intestino: Uma revisão sobre a biotoxicidade de contaminantes ambientais combinados de microplásticos. J. Haz. Esteira. 2022 , 439 , 129652. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  31. Von Moos, N.; Burkhardt-Holm, P.; Köhler, A. Captação e efeitos de microplásticos em células e tecidos do mexilhão azul Mytilus edulis L. após uma exposição experimental. Ambiente. Sci. Tecnol. 2012 , 46 , 11327-11335. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  32. Brown, DM; Wilson, MR; MacNee, W.; Pedra, V.; Donaldson, K. Efeitos pró-inflamatórios dependentes do tamanho de partículas de poliestireno ultrafinas: Um papel para a área de superfície e estresse oxidativo na atividade aprimorada de ultrafinas. Toxicol. Aplic. Pharmacol. 2001 , 175 , 191-199. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  33. Capriotti, M. Microplásticos como portadores de disruptores endócrinos. Os “impostores dos hormônios”, disruptores endócrinos podem viajar no meio ambiente também usando microplásticos como mídia. Tamanho da Terra. 2020. Disponível online: https://earthzine.org/microplastics-as-carriers-of-endocrine-disruptors/ (acessado em 23 de abril de 2020).
  34. Lim, XZ Microplásticos estão em toda parte, mas eles são prejudiciais? Natureza 2021 , 593 , 22-25. [ Google Scholar ] [ CrossRef ] [ PubMed ]
  35. Pironti, C.; Ricciardi, M.; Motta, O.; Miele, Y.; Proto, A.; Montano, L. Microplásticos no meio ambiente: ingestão através da cadeia alimentar, exposição humana e efeitos toxicológicos. Tóxicos 2021 , 9 , 224. [ Google Scholar ] [ CrossRef ] [ PubMed ]
  36. Jeong, B.; Baek, JY; Koo, J.; Parque, S.; Ryu, YK; Kim, KS; Zhang, S.; Chung, C.; Dogan, R.; Choi, HS; et ai. A exposição materna a nanoplásticos de poliestireno causa anormalidades cerebrais na progênie. J. Haz. Esteira. 2022 , 426 , 127815. [ Google Scholar ] [ CrossRef ] [ PubMed ]
  37. Kozlova, EV; Valdez, MC; Maximiliano, E.; Denys, ME; Bishay, AE; Krum, JM; Rabbani, KM; Carrillo, V.; Gonzalez, GM; Lampel, G.; et ai. Fenótipo comportamental relevante para o autismo persistente e alterações neuropeptídicas sociais na prole de camundongos fêmeas induzidas pela transferência materna de congêneres PBDE na mistura comercial DE-71. Arco. Toxicol. 2022 , 96 , 335-365. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  38. Ventilador, X.; Wei, X.; Hã.; Zhang, B.; Yang, D.; Du, H.; Zhu, H.; Sol, X.; Ah, Y.; Gu, N. Efeitos da administração oral de nanoplásticos de poliestireno no metabolismo da glicose plasmática em camundongos. Chemosphere 2022 , 288 , 132607. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  39. Zhang, J.; Wang, L.; Trasande, L.; Kannan, K. Ocorrência de Polietileno Tereftalato e Microplásticos de Policarbonato em Fezes Infantis e Adultos. Ambiente. Sci. Tecnol. Lett. 2021 , 8 , 989-994. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  40. Matassa, R.; Cattaruzza, MS; Sandorfi, F.; Battaglione, E.; Relucenti, M.; Familiari, G. Evidência de imagem direta de contaminantes inorgânicos metálicos rastreados em cigarros. J. Haz. Esteira. 2021 , 5 , 125092. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  41. Palmerini, MG; Belli, M.; Nottola, SA; Miglietta, S.; Bianchi, S.; Bernardi, S.; Antonouli, S.; Cecconi, S.; Familiari, G.; Macchiarelli, G. Mancozeb prejudica a ultraestrutura das células da granulosa do camundongo de maneira dose-dependente. J. Reprod. Dev. 2018 , 64 , 75-82. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  42. Antonouli, S.; Palmerini, MG; Bianchi, S.; Rossi, G.; Cecconi, S.; Belli, M.; Bernardi, S.; Khalili, MA; Familiari, G.; Nottola, SA; et ai. A hiperestimulação repetida afeta a ultraestrutura do epitélio da trompa de Falópio de camundongo. J. Reprod. Dev. 2020 , 66 , 387-397. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  43. Liu, NM; Miyashita, L.; Maher, BA; McPhail, G.; Jones, CJP; Barratt, B.; Thangaratinam, S.; Karloukovski, V.; Ahmed, IA; Aslam, Z.; et ai. Evidências da presença de nanopartículas de poluição do ar em células do tecido placentário. Sci. Ambiente Total. 2021 , 751 , 142235. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  44. Girão, AV SEM/EDS e Análise de Microscopia Óptica de Microplásticos. No Manual de Microplásticos no Meio Ambiente ; Rocha-Santos, T., Costa, M., Mouneyrac, C., Eds.; Springer: Cham, Suíça, 2020; pp. 1–22. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  45. Gniadek, M.; Dąbrowska, A. A caracterização de nano e microplásticos marinhos por SEM-EDX: O potencial do método em comparação com várias abordagens físicas e químicas. Mar. Poluir. Touro. 2019 , 148 , 210-216. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  46. Silva, AB; Bastos, AS; Justino, CIL; da Costa, JP; Duarte, AC; Rocha-Santos, TAP Microplásticos no ambiente: Desafios em química analítica—Uma revisão. Anal. Chim. Ato 2018 , 1017 , 1–19. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  47. Grafmueller, S.; Manser, P.; Diener, L.; Diener, PA; Maeder-Althaus, A.; Maurizi, L.; Jochum, W.; Krug, HF; Buerki-Thurnherr, T.; von Mandach, U.; et ai. Estudo de transferência bidirecional de nanopartículas de poliestireno através da barreira placentária em um modelo ex vivo de perfusão placentária humana. Ambiente. Perspectiva da Saúde. 2015 , 123 , 12. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  48. Benirschke, K.; Burton, GJ; Baergen, RN Estrutura Básica das Árvores Vilosas. Em Patologia da Placenta Humana , 6ª ed.; Springer: Berlim/Heidelberg, Alemanha, 2012; págs. 55–100. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  49. Wang, YL; Lee, YH; Hsu, YH; Chiu, IJ; Huang, CCY; Chia, ZC; Lee, CP; Lin, YF; Chiu, HW Os efeitos relacionados ao rim de microplásticos de poliestireno em células epiteliais tubulares proximais do rim humano-HK-2 e camundongos machos C57BL/6. Ambiente. Perspectiva da Saúde. 2021 , 129 , 057003. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  50. Cheville, NF Parte II: Patologia das Organelas. Em Patologia Ultraestrutural. The Comparative Cellular Basis of Disease , 2ª ed.; Wiley-Blackwell: Ames, IA, EUA, 2009; 138p, ISBN 978-0-813-80330-2. [ Google Acadêmico ]
  51. Johnston, JA; Ward, CL; Kopito, RR Aggresomes: Uma resposta celular a proteínas mal dobradas. J. Cell Biol. 1998 , 143 , 1883-1898. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  52. Liu, X.-D.; Ko, S.; Xu, Y.; Fatah, EA; Xiang, Q.; Jagannath, C.; Ishii, T.; Komatsu, M.; Tony Eissa, N. A agregação transitória de proteínas ubiquitinadas é uma resposta de proteína desdobrada citosólica à inflamação e ao estresse do retículo endoplasmático. J. Biol. Química 2012 , 287 , 19687-19698. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  53. Nakashima, A.; Shima, T.; Tsuda, S.; Aoki, A.; Kawaguchi, M.; Furuta, A.; Yasuda, I.; Yoneda, S.; Yamaki-Ushijima, A.; Cheng, SB; et ai. Deficiência de agrefagia na placenta: uma nova patogênese da pré-eclâmpsia. Int. J. Mol. Sci. 2021 , 22 , 2432. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  54. Hollóczki, O. Evidência de dobramento incorreto de proteínas na presença de nanoplásticos. Int. J. Quantum Chem. 2021 , 121 , e26372. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  55. Burton, GJ; Yung, H.-W.; Cindrova-Davies, T.; Charnock-Jones, DS Estresse do retículo endoplasmático placentário e estresse oxidativo na fisiopatologia da restrição de crescimento intrauterino inexplicável e pré-eclâmpsia de início precoce. Placenta 2009 , 30 , 43-48. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  56. Burton, GJ; Yung, HW Estresse do retículo endoplasmático na patogênese da pré-eclâmpsia de início precoce. Gravidez Hipertens Int. J. Womens Cardiovasc. Saúde 2011 , 1 , 72–78. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  57. Ghemrawi, R.; Battaglia-Hsu, SF; Arnold, C. Estresse do Retículo Endoplasmático em Distúrbios Metabólicos. Células 2018 , 7 , 63. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  58. Sultana, Z.; Maiti, K.; Aitken, J.; Morris, J.; Dedman, L.; Smith, R. Estresse oxidativo, patologias relacionadas ao envelhecimento da placenta e resultados adversos da gravidez. Sou. J. Reprod. Immunol. 2017 , 77 , e12653. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  59. Yung, HW; Hemberger, M.; Watson, ED; Senner, CE; Jones, CP; Kaufman, RJ; Charnock-Jones, DS; Burton, GJ Estresse do retículo endoplasmático interrompe a morfogênese placentária: Implicações para a restrição do crescimento intrauterino humano. J. Pathol. 2012 , 228 , 554-564. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  60. Burton, GJ; Yung, HW; Murray, AJ Mitocondrial—Interações do retículo endoplasmático no trofoblasto: Estresse e senescência. Placenta 2017 , 52 , 146-155. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  61. Guzel, E.; Arlier, S.; Guzeloglu-Kayisli, O.; Tabak, MS; Ekiz, T.; Semerci, N.; Larsen, K.; Schatz, F.; Lockwood, CJ; Kayisli, UA Estresse e Homeostase do Retículo Endoplasmático em Fisiologia e Patologia Reprodutiva. Int. J. Mol. Sci. 2017 , 18 , 792. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  62. Liu, T.; Hou, B.; Wang, Z.; Yang, Y. Microplásticos de poliestireno induzem danos mitocondriais em células GC-2 de camundongo. Ecotoxicol. Ambiente. Saf. 2022 , 237 , 113520. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  63. Ding, Y.; Zhang, R.; Li, B.; Du, Y.; Li, J.; Tong, X.; Wu, Y.; Ji, X.; Zhang, Y. Distribuição tecidual de nanoplásticos de poliestireno em camundongos e sua entrada, transporte e citotoxicidade para células GES-1. Ambiente. Poluir. 2021 , 280 , 116974. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  64. Kaasik, A.; Safiulina, D.; Zharkovsky, A.; Veksler, V. Regulação do volume da matriz mitocondrial. Sou. J. Fisiol. Célula. Fisiol. 2007 , 292 , C157–C163. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  65. Ghadially, FN Capítulo 3: Mitocôndrias. Em Patologia Ultraestrutural da Célula e Matriz , 3ª ed.; Butterworths: Oxford, Reino Unido, 1997; Volume 1, ISBN 0-407-01571-X. [ Google Acadêmico ]
  66. Xavier, VJ; Martinou, JC RNA grânulos nas mitocôndrias e sua organização sob estresse mitocondrial. Int. J. Mol. Sci. 2021 , 22 , 9502. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  67. Jarc, E.; Petan, T. Gotas lipídicas e a gestão do estresse celular. Yale J. Biol. Med. 2019 , 92 , 435-452. [ Google Acadêmico ]
  68. Lee, S.-J.; Zhang, J.; Choi, AMK; Kim, HP A disfunção mitocondrial induz a formação de gotículas lipídicas como uma resposta generalizada ao estresse. Óxido. Med. Célula. Longev. 2013 , 2013 , 327167. [ Google Scholar ] [ CrossRef ] [ PubMed ]
  69. Shen, F.; Li, D.; Guo, J.; Chen, J. Avaliação de toxicidade mecânica de nanopartículas de poliestireno de diferentes tamanhos e carregadas com base em células placentárias humanas. Água Res. 2022 , 223 , 118960. [ Google Scholar ] [ CrossRef ] [ PubMed ]
  70. Gopinath, PM; Twayana, KS; Ravanan, P.; Thomas, J.; Mukherjee, A.; Jenkins, DF; Chandrasekaran, N. Perspectivas sobre a internalização de partículas nano-plásticas e indução de resposta celular em queratinócitos humanos. Papel. Fibra Toxicol. 2021 , 18 , 35. [ Google Scholar ] [ CrossRef ] [ PubMed ]
  71. Cortés, C.; Domenech, J.; Salazar, M.; Pastor, S.; Marcos, R.; Hernádez, A. Nanoplásticos como um potencial fator de saúde ambiental: Efeitos de nanopartículas de poliestireno em células epiteliais intestinais humanas Caco-2 82. Ambiente. Sci. Nano 2020 , 7 , 272-285. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  72. Lu, Y.-Y.; Li, H.; Ren, H.; Zhang, X.; Huang, F.; Zhang, D.; Huang, Q.; Zhang, X. Efeitos dependentes do tamanho de nanoplásticos de poliestireno na resposta de autofagia em células endoteliais da veia umbilical humana. J. Perigo. Mater. 2022 , 421 , 126770. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  73. Gao, L.; Zhang, C.; Yu, S.; Liu, S.; Wang, G.; Lan, H.; Zheng, X.; Li, S. Glycine melhora anormalidades meióticas induzidas por MBP e apoptose regulando as interações mitocondrial-retículo endoplasmático em oócitos suínos. Ambiente. Poluir. 2022 , 309 , 119756. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  74. Gautam, R.; Jo, JH; Acharya, M.; Maharjan, A.; Lee, D.; Bahadur, PKC; Kim, C.; Kim, K.; Kim, H.; Heo, Y. Avaliação da toxicidade potencial de microplásticos de polietileno em linhas celulares derivadas de humanos. Sci. Ambiente Total. 2022 , 838 , 156089. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  75. Gyllenhammer, LE; Entrante, S.; Buss, C.; Wadhwa, PD Programação de desenvolvimento da biologia mitocondrial: Uma estrutura conceitual e revisão. Proc. Biol. Sci. 2020 , 287 , 20192713. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  76. Kwon, EJ; Kim, YJ O que é programação fetal?: A saúde vitalícia está sob o controle da saúde in utero. Obstetrícia. Gynecol. Sci. 2017 , 60 , 506-519. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  77. Huang, D.; Zhang, Y.; Longo, J.; Yang, X.; Bao, L.; Yang, Z.; Wu, B.; Senhor.; Zhao, W.; Peng, C.; et ai. A exposição ao microplástico de poliestireno induz resistência à insulina em camundongos por meio de disbacteriose e pró-inflamação. Sci. Ambiente Total. 2022 , 838 , 155937. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  78. DeLoid, GM; Cao, X.; Coreas, R.; Bitounis, D.; Singh, D.; Zhong, W.; Demokritou, P. Micro-Nanoplásticos de Polietileno Gerados por Incineração Aumentam a Lipólise e Absorção de Triglicerídeos em um Modelo de Epitélio Intestinal Delgado In Vitro. Ambiente. Sci. Tecnol. 2022 , 56 , 12288-12297. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]
  79. Naviaux, RK Características metabólicas da resposta celular ao perigo. Mitocôndria 2014 , 16 , 7–17. [ Google Scholar ] [ CrossRef ]

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, setembro de 2022.