Crédito: Sem comentários/Unsplash
https://www.ehn.org/pfas-in-deodorant-2667323789.html
28 de fevereiro de 2024
[NOTA DO WEBSITE: Como sói acontecer, ficamos chocados com a índole criminosa do mundo corporativo! Como continuam empregando essas moléculas que são comprovada e sabidamente danosas e maléficas para os seres humanos, em produtos de uso corriqueiro e comum? E mais dramática ainda é a posição dos políticos, administradores públicos, setores ligados à saúde humana e ambiental, bem como a justiça em todos os níveis, não estarem colocado esses sim, os verdadeiros criminosos sociais, na cadeia!?].
Seis desodorantes testados recentemente apresentam níveis detectáveis de flúor orgânico, um indicador do grupo de produtos químicos conhecido como PFAS, de acordo com um novo relatório da Mamavation.
Em parceria com EHN.org, o blog e a comunidade de bem-estar ambiental tiveram 15 desodorantes de 14 marcas testados por um laboratório certificado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e encontraram níveis de flúor orgânico variando de 11 partes por milhão a 32 ppm. Tanto os desodorantes “naturais” quanto os convencionais tinham evidências dos produtos químicos.
O flúor orgânico é um forte indicador de substâncias per e polifluoroalquílicas, também conhecidas como PFAS ou “químicos para sempre/forever chemicals” – que têm sido associadas a efeitos na saúde, incluindo redução da função do sistema imunológico e da resposta às vacinas, problemas de desenvolvimento e aprendizagem em bebês e crianças, certos tipos de câncer, redução da fertilidade, perturbação endócrina e outros impactos (nt.: É IMPORTANTÍSSIMO SABERMOS QUE ESSAS MOLÉCULAS TAMBÉM SÃO DISRUPTORAS ENDÓCRINAS, o que as coloca num patamar de dano extremamente elevado. Ver no nosso website o que são esses venenos).
Scott Belcher, professor associado do Centro de Efeitos Ambientais e de Saúde do PFAS da Universidade Estadual da Carolina do Norte, disse à Mamavation que o teste de flúor orgânico é uma boa “verificação pontual” de produtos em busca de evidências de PFAS porque o teste de compostos individuais de PFAS falharia por haver algumas outras formas comuns dessa família de produtos químicos.
Embora muitos estejam cientes da poluição por PFAS na água, os testes da Mamavation continuam a descobrir que também estamos expostos às coisas que vestimos, comemos ou colocamos no corpo. Para ver em profundidade por que e como o PFAS acaba em muitos desses produtos, consulte nossa investigação sobre PFAS em nossas prateleiras e em nossos corpos.
O que o PFAS no desodorante significa para a nossa saúde?
O risco de exposição ao PFAS através da pele não é totalmente claro, no entanto, pesquisas laboratoriais anteriores do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional descobriram que a exposição da pele ao PFAS apresenta riscos à saúde semelhantes aos da ingestão de produtos químicos através de alimentos ou água.
“Como os desodorantes são aplicados tão perto do tecido mamário, é imperativo que a indústria de desodorantes limpe seu ato”, Linda S. Birnbaum, cientista emérita e ex-diretora do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental e do Programa Nacional de Toxicologia e bolsista residente em Duke University, contou à Mamavation sobre as novas descobertas.
“Recomendo que encontrem esta contaminação e a tratem imediatamente para garantir que mulheres e homens não sejam mais expostos ao usarem seus desodorantes”.
Não é apenas o PFAS – outros produtos químicos problemáticos podem aparecer em desodorantes, como parabenos, ftalatos, diversas fragrâncias e outros compostos desconhecidos.
Quais desodorantes não contêm PFAS?
Mamavation encontrou evidências de PFAS em marcas populares de desodorantes, como Dr. Teals e Secret Lavender, mas a boa notícia é que alguns desodorantes, incluindo Truvani e Bello Tallow, não continham flúor orgânico e outros compostos nocivos (nt.: é lógico que essas marcas são dos EUA. Aqui no Brasil? Não temos a mínima ideia nem que existem essas moléculas maléficas quanto mais imaginarmos que desodorantes possam ser tão venenosos!).
Para ver uma lista completa de quais desodorantes tinham evidência de PFAS e quais não tinham, confira o relatório completo em Mamavation.
O teste faz parte de um esforço contínuo da Mamavation e EHN.org para identificar PFAS em produtos de consumo comuns. Acompanhe nosso projeto de teste PFAS com Mamavation na página inicial da série.
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, março de 2024.