O segredo das sete irmãs

Incríveis quatro capítulos indispensáveis para se estar minimamente atualizado do que ‘corre’ por este mundo. Talvez entender porque o Pré-sal tinha que ser ‘leiloado’ e quem adquiriu as quotas? Espreita e senso crítico.

 

http://www.ligiadeslandes.com.br/29/01/2018/conheca-os-segredos-e-crimes-das-sete-irmas-do-petroleo/#.WneKdqE8IkM.vk

 

Conheça os segredos e crimes das Sete Irmãs do

 

Conheça e entenda através desses vídeos que vamos expor aqui os segredos inconfessáveis das corporações de petróleo nas suas ações pelo mundo no sentido de dominar países e povos tão unicamente no sentido de explorá-los e angariar poder e lucros exorbitantes, à custa de mortes, assassinatos, golpes e várias outras ações criminosas e violentas.

A incrível história desse pacto secreto que deu origem ao controle oligopólico no mundo do fornecimento de petróleo bruto. Em 27 de agosto de 1928, magnatas de petróleo de todo o mundo reuniram-se em segredo para formar uma aliança para evitar o confronto e a divisão. O Acordo Achnacarry (Escócia) marcou a criação de um cartel internacional do petróleo, cujos membros se reservavam o direito de partilhar o mercado de petróleo e fixar os preços como quisessem.

O contrato entre as “sete irmãs”, como eram conhecidas as gigantes do petróleo, tornou essas empresas nas mestres do mundo moderno.

O termo foi cunhado por Enrico Mattei, quando era diretor da petrolífera italiana Agip-ENI. Acusava o oligopólio formado pelas “sete irmãs” de criar um cartel para dominar o mercado petrolífero internacional. Também defendia o direito dos países petrolíferos da OPEP e outros possuidores de reservas petrolíferas de receberem 75% dos lucros do petróleo. A OPEP foi uma alternativa que fez frente a estes magnatas.

Aqueles que decidiram nacionalizar a exploração deram-se mal mais tarde por vingança dos magnatas. Casos do Kuwait, Iraque, Líbia em que as invasões a estes países foram crimes de guerra em nome do ouro negro sob falsos pretextos. Armas químicas? Nunca foram descobertas…

Esta série, feita pela produtora ‘SUNSET Presse‘ com a participação da ‘France Télévisions‘ e ‘Planète‘, em 2010, retrata um século de história do petróleo à luz deste acordo secreto. Reconstruções, arquivos, entrevistas com os protagonistas e especialistas que contribuíram para uma viagem itinerante através do mapa do petróleo bruto, o que revela o roubo extraordinário e gigantesco cometido por uns poucos magnatas sem escrúpulos.

Série de documentários muito interessante e bem construída que permite juntar as peças de um quebra-cabeça complexo que a maioria das pessoas não tem percepção ao olhar isoladamente para cada fato sem saber o contexto em que se insere.

1° Tempestade e fortunas no deserto

 

 

 

2° Safári no Eldorado Negro

 

 

 

3° A dança do urso

 

 

4° Tempo das mentiras