Inside Job – a corrupção global

Aquele que não ficar indignado ao final do documentário só mostra que não estava prestando a devida atenção a seu conteúdo e às informações que compartilha.

 

“Hoje em dia, se você vir um célebre professor de economia depondo no Congresso ou escrevendo um artigo, são boas as chances de ele ou ela ter sido pago por alguém com grande interesse no que está em debate. Na maior parte das vezes esses professores não revelam esses conflitos de interesse. Além disso, na maior parte do tempo suas universidades se fazem de desentendidas”, escreve Charles Ferguson, vencedor do Oscar de melhor documentário de 2010 por “Inside JobTrabalho Interno“. Em livro homônimo, recém-lançado no Reino Unido, ele aborda conflitos de interesses de acadêmicos comprometidos com governo e empresas privadas.

Ficha técnica
Título original: 
Inside Job
Diretor: Charles Ferguson
Produção: Charles Ferguson, Audrey Marrs
Roteiro: Chad Beck, Adam Bolt
Fotografia: Svetlana Cvetko, Kalyanee Mam
Trilha Sonora: Alex Heffes
Duração: 109 min
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Picture Classics
Estúdio: Sony Pictures Classics/Representational Pictures
Classificação: 10 anos

Este documentário Inside Job – Trabalho Interno tornou-se uma verdadeira referência para um posicionamento crítico às medidas neoliberais de solução da crise global de 2008. Nele, o prestigiado diretor Charles H. Ferguson trata como a desregulamentação do setor financeiro e a corrupção endêmica de Wall Street causaram a maior crise econômica desde a grande depressão de 29.

 

“Trabalho Interno” – “Inside Job” (2010) from Inside job on Vimeo.