Dois químicos que podem atuar como Estrogênio – nonilfenol e octametilciclotetrasiloxano, conhecido domo D4 – foram detectados em pigmentos, solventes ou estabilizadores em tecidos sintéticos e plásticos usados em produtos infantis.
http://www.environmentalhealthnews.org/ehs/news/2013/D4-and-nonylphenol
O Nonilfenol (nt.: ver estes dois links do site onde estão todos os textos com este químico – http://nossofuturoroubado.com.br/?s=nonilfenol e) foi reportado em sapatos vendidos pelos comerciantes J.C. Penney Purchasing Corp., SkecheRS USA Inc. e Warnaco Inc.
Este químico é “produzido em grandes volumes, com usos que levam à sua liberação generalizada para o ambiente aquático”, de acordo com a EPA (nt.: agência ambiental dos EUA). Acrescentou de que ele é peRSistente no ambiente, acumula-se nos seres vivos e “é extremamente tóxico para organismos aquáticos”. Mimetiza o hormônio Estrogênio e foi detectado no leite materno. O potencial dos efeitos para os seres humanos não foram pesquisados, mas ele é associado a efeitos sobre a reprodução e o desenvolvimento em animais de laboratório.
nt.: proprietária da boneca Barbie).
O D4 é usado na manufatura de muitos produtos de Consumo (many consumer products), incluindo sabonetes, loções, xampus, detergentes, lustradores e plásticos. Como o nonilfenol (nt.: faz parte da família dos alquifenois e também é conhecido como tensoativo não iônico), é peRSistente nos organismos e no ambiente, tendo demonstrado em animais de laboratório que atua como um Estrogênio fraco, o que significa que pode alertar Hormônios. Ele gera tumores, problemas reprodutivos e altera o tamanho de órgãos em animais de laboratório.
A EPA expressou preocupação quanto aos efeitos ambientais do D4 e de seu composto químico similar, o D5, que não está incluído na listagem dos Tóxicos perigosos da lei de 2012 do estado de Washington.
Tanto o D4 como o nonilfenol foram classificados pela União Europeia como sendo Disruptores endócrinos.
Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, junho de 2013.