Dois químicos que podem atuar como estrogênio – nonilfenol e octametilciclotetrasiloxano, conhecido domo D4 – foram detectados em pigmentos, solventes ou estabilizadores em tecidos sintéticos e plásticos usados em produtos infantis.
http://www.environmentalhealthnews.org/ehs/news/2013/d4-and-nonylphenol
O químico D4 foi encontrado em mais de 400 produtos para crianças. |
O Nonilfenol (nt.: ver estes dois links do site onde estão todos os textos com este químico – http://nossofuturoroubado.com.br/?s=nonilfenol e http://www.google.com.br/cse?cx=partner-pub-6774779117956276%3A5p1kr4-jguw&ie=ISO-8859-1&q=nonilfenol&sa=Pesquisar&siteurl=nossofuturoroubado.com.br%2F&ref=&ss=3415j1365411j12#gsc.tab=0&gsc.q=nonilfenol&gsc.page=1) foi reportado em sapatos vendidos pelos comerciantes J.C. Penney Purchasing Corp., Skechers USA Inc. e Warnaco Inc.
Este químico é “produzido em grandes volumes, com usos que levam à sua liberação generalizada para o ambiente aquático”, de acordo com a EPA (nt.: agência ambiental dos EUA). Acrescentou de que ele é persistente no ambiente, acumula-se nos seres vivos e “é extremamente tóxico para organismos aquáticos”. Mimetiza o hormônio estrogênio e foi detectado no leite materno. O potencial dos efeitos para os seres humanos não foram pesquisados, mas ele é associado a efeitos sobre a reprodução e o desenvolvimento em animais de laboratório.
Uma grande surpresa para os regulamentadores foi o D4, parte de uma classe de químicos conhecidos como ciclosiloxanos, usados em produtos de cuidados pessoais para bebês e produtos de limpeza. O D4 foi relatado como presente em mais de 400 produtos, incluindo mordedores e babadores infantis, joias, chapéus de festas, roupas, brinquedos macios e fantasias vendidos pela H&M., além de bonecas e brinquedos macios feitos pela Mattel (nt.: proprietária da boneca Barbie).
O D4 é usado na manufatura de muitos produtos de consumo (many consumer products), incluindo sabonetes, loções, xampus, detergentes, lustradores e plásticos. Como o nonilfenol (nt.: faz parte da família dos alquifenois e também é conhecido como tensoativo não iônico), é persistente nos organismos e no ambiente, tendo demonstrado em animais de laboratório que atua como um estrogênio fraco, o que significa que pode alertar hormônios. Ele gera tumores, problemas reprodutivos e altera o tamanho de órgãos em animais de laboratório.
A EPA expressou preocupação quanto aos efeitos ambientais do D4 e de seu composto químico similar, o D5, que não está incluído na listagem dos tóxicos perigosos da lei de 2012 do estado de Washington.
Tanto o D4 como o nonilfenol foram classificados pela União Europeia como sendo disruptores endócrinos.
Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, junho de 2013.