https://meridianhealthclinic.com/how-rockefeller-created-the-business-of-western-medicine/
Meridian Health Clinic é um centro de acupuntura com larga respeitabilidade (top-rated) sob a direção do médico acupuncturista, Eric Schmidt, LAc, sediada em Santa Mônica, Califórinia/EUA.
[NOTA DO WEBSITE 1: Impactante história, indo mais fundo em outros textos, o que o capital tem feito tanto do lado positivo como negativo. Este faz aparecer a trágica realidade da petroquímica de hoje, com todos seus filhotes: plásticos, medicamentos, agrotóxicos, combustíveis fósseis e tudo mais].
[NOTA DO WEBSITE 2: Texto republicado por ser fundamental todos sabermos a origem do Sr. Nelson Rockefeller que está citado na matéria “Seja feita a vossa vontade: Guerra Santa no Brasil“, filho do cidadão ressaltado nessa matéria, John Rockeffeler, e que está indiretamente conextado com a matéria recém publicada: “‘Globalização: Para entender a perigosa ‘teologia da dominação‘”. Talvez se conhecendo a história desses dois personagens, possamos deduzir o que, fermentado durante mais de um século, germina explicitamente agora, fazendo com que vivamos no mundo e destacadamente no Brasil, as situações dos últimos anos e escrachado nesse momento com o Congresso atual].
Como o milionário John D. Rockeller assumiu o controle do sistema de ensino médico norte americano e em outros países
Como alguém que pratica medicina há mais de 10 anos, tento manter a mente aberta e apreciar tanto o bem quanto o mal que coexistem no sistema ocidental. Para entender nosso sistema médico atual, é útil dar uma olhada na história da medicina na América do Norte.
A história empresarial da medicina ocidental, no sentido moderno, começa com John D. Rockefeller (1839-1937). Rockefeller é “amplamente considerado o americano mais rico de todos os tempos e a pessoa mais rica da história moderna”. Provavelmente é mais famoso por garantir um monopólio no mercado de petróleo dos Estados Unidos, mas muitas pessoas não ouviram o restante que envolve sua história.
Na virada do século XX, Rockefeller controlava 90% de todas as refinarias de petróleo na América através da propriedade da Standard Oil Corporation (nt.: agregamos mais informações às ditas no texto original para se saber de onde também vem os agrotóxicos: Foi uma das primeiras e maiores corporações multinacionais do mundo terminou em 1911, quando a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que a Standard Oil era um monopólio ilegal e dividiu-o 34 empresas, entre elas estão a Exxon, Mobil, Chevron, Amoco, Maratona e outras mais). Ao mesmo tempo, por volta de 1900, o mundo da ciência estava ficando animado sobre novos “petroquímicos” e a capacidade de criar uma variedade de novos compostos a partir do petróleo. Alguns dos primeiros produtos derivados de petroquímicos eram plásticos, mas os químicos orgânicos sabiam que o petróleo tinha o potencial de criar muito mais do que brinquedos de plástico.
Este material está sem legendas e é falado em inglês. E aí? Clica no retângulo que vai ficar sublinhado de vermelho. As legendas em inglês aparecerão, mas não sabendo nem entendendo este idioma, é fácil passar para legendas em português. Clica na pequena engrenagem ao lado do retângulo e vai aparecer legendas em inglês. Clica sobre esta informação e vai surgir uma listagem de miríades e idiomas, mas vai atrás de português e então clica sobre ele. Imediatamente virão as legendas em português! Como deves ter perdido algo, volta o cursor para o início. Se voltar o inglês, faz tudo de novo…
Durante esta mesma era (início de 1900), os cientistas estavam fazendo um trabalho inovador para entender a mecânica básica da vida e da saúde humana. Foi nessa época que a maioria das vitaminas essenciais foram descobertas, incluindo B1, B2, Biotina, Vitamina C, Vitamina A, Vitamina D, etc. que foram causados por deficiências vitamínicas (como escorbuto e raquitismo). E, claro, os cientistas também estiveram envolvidos em pesquisas para recriarem versões sintéticas dessas vitaminas em laboratório. Em 1935, a vitamina C tornou-se a primeira vitamina a ser sintetizada artificialmente na Suíça. Rockefeller foi esperto o suficiente para ver isso como uma grande oportunidade, com a possibilidade de que vitaminas e medicamentos pudessem ser desenvolvidos a partir do petróleo. Ele viu a chance de controlar e monopolizar várias indústrias ao mesmo tempo: petróleo, química e médica. E, claro, os petroquímicos eram ideais do ponto de vista comercial, porque podiam ser patenteados, possuídos e vendidos com altos lucros.
Mas havia um grande problema com o plano de Rockefeller. Medicamentos naturais e fitoterápicos eram muito populares na América durante o início de 1900. Quase metade das faculdades de medicina e médicos na América praticavam medicina holística, usando amplo conhecimento da Europa e das tradições dos nativos americanos. Rockefeller sabia que, para obter o controle total da indústria médica, teria de eliminar a concorrência. O primeiro movimento de Rockefeller foi usar sua vasta riqueza (do petróleo) para comprar parte da empresa farmacêutica alemã IG Farben (procurar saber o envolvimento de IG Farben na Segunda Guerra Mundial). Agora que ele controlava uma empresa de fabricação de medicamentos, ele poderia seguir em frente com seu plano de eliminar a concorrência.
No início de 1900 havia uma variedade de médicos e modalidades de cura na América. Algumas das especialidades médicas incluíam quiropraxia, naturopatia, homeopatia, medicina holística e fitoterapia. Para eliminar a concorrência, Rockefeller contratou um empreiteiro chamado Abraham Flexner para apresentar um relatório ao Congresso em 1910. Esse relatório “concluiu” que havia muitos médicos e escolas de medicina na América e que todas as modalidades de cura natural que existiam há centenas anos eram charlatanismo não científico. O relatório pedia a padronização da educação médica, pela qual apenas a AMA/American Medical Association (outro monopólio) poderia conceder licenças de faculdades de medicina nos EUA
Certamente, o relatório de Flexner tinha alguns pontos válidos, mas infelizmente os motivos para o relatório foram inteiramente motivados pelo desejo de Rockefeller de controle completo do sistema médico. Com base no relatório, o Congresso agiu de acordo com as recomendações de Flexner e mudou as leis relacionadas à prática médica. Incrivelmente, a medicina alopática tornou-se a modalidade padrão, embora na época seus principais métodos de tratamento fossem a sangria, a cirurgia (bastante bárbara na época) e a injeção de metais pesados tóxicos (chumbo e mercúrio) para supostamente “deslocar a doença”!
Com novas leis em vigor, Rockefeller juntou-se a Andrew Carnegie e começou a financiar faculdades de medicina em toda a América sob a estrita condição de que ensinassem apenas medicina alopática. Através do poder de suas enormes “doações”, essa poderosa equipe desmantelou sistematicamente os currículos anteriores dessas escolas médicas, removendo qualquer menção ao poder curativo das ervas ou tratamentos naturais. Ensinamentos sobre dieta e outros tratamentos naturais (não medicamentosos) também foram completamente removidos dos programas médicos.
Depois de remover a medicina tradicional das escolas de medicina, Rockefeller garantiu seu monopólio lançando uma campanha de difamação direcionada contra seus concorrentes. A homeopatia e os medicamentos naturais foram desacreditados e demonizados pelos jornais e outros meios de comunicação da época. Alguns médicos foram presos por usar tratamentos de medicina natural, incluindo tratamentos que foram usados com segurança e eficácia por décadas antes. Em muito pouco tempo, as faculdades de medicina foram todas homogeneizadas. Todos os alunos aprenderam o mesmo sistema alopático e a medicina passou a ser definida como um processo de prescrição de medicamentos patenteados. “Uma pílula para um doente” tornou-se a mentalidade da medicina americana.
Um fato chocante que encontrei ao pesquisar este post foi que Rockefeller não parou nas fronteiras dos EUA. Ele realmente foi para a China difundir a medicina ocidental. Ao ouvir isso, eu realmente senti calafrios na espinha! Rockefeller não se contentou apenas em acabar com a medicina tradicional na América, ele viu um mercado maior do outro lado do mundo e queria remover da própria China sua Medicina Tradicional! Felizmente, seu empreendimento fracassou e a prática da Medicina Tradicional Chinesa foi preservada por séculos. Para resumir rapidamente o que aconteceu na China: O Conselho Médico da China (CMB) foi criado em 1914 pela Fundação Rockefeller (RF/Rockefeller Foundation) e recebeu uma doação de US$ 12 milhões. O objetivo da RF era “modernizar a educação médica e melhorar a prática da medicina na China”. Eles começaram construindo um hospital em Pequim (Peking Union Medical College, inaugurado em 1919),
Em suma, o trabalho diligente de Rockefeller e Carnegie foi um “sucesso” estrondoso. Eles esmagaram a competição de base subfinanciada e criaram nosso atual sistema médico. Este sistema continua hoje em que “Big Pharma” faz grandes “doações” para escolas de medicina em troca de ensinar os estudantes de medicina a usar seus medicamentos patenteados. Como parte desse sistema, muitos tratamentos alternativos são criminalizados. Por exemplo, por lei, é ilegal tratar o câncer com qualquer modalidade, exceto quimioterapia, cirurgia ou radiação. Na verdade, é crime para um médico tratar o câncer com qualquer coisa, menos essas três modalidades. Por que este é o caso? Follow the money (nt.: Siga o dinheiro) ! O custo médio do tratamento do câncer é de US$ 150.000, então claramente Rockefeller e seus precedentes queriam manter o monopólio deste. E claro, a American Cancer Society foi fundada por ninguém menos que John D. Rockefeller em 1913.
Espero que este post lance um pouco de luz sobre a história do nosso sistema médico atual. No mínimo, todos podemos ficar menos surpresos quando os “pacientes” são tratados como “clientes” e quando os medicamentos custam milhares de dólares por mês. Também não devemos nos surpreender com o fato de que o CUSTO dos cuidados médicos na América foi classificado em 1º lugar, mas a QUALIDADE de nossos cuidados médicos é classificada em 37º, logo abaixo da Costa Rica! Infelizmente, esses são os efeitos naturais que ocorrem quando nosso sistema de medicina funciona como uma megacorporação em vez de um serviço ao povo.
Em uma nota final, você pode notar que não há fotos granuladas em preto e branco de John D. Rockefeller neste post. Talvez você possa adivinhar o porquê – todas as imagens do Rockefeller são todas “de propriedade” e seu uso deve ser pago. O monopólio permanece. Para encerrar, abaixo está uma foto do Rockefeller Center, NYC, com seus 19 edifícios comerciais com 89.000 m2 !
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, junho de 2022.