Os desodorantes de maior sucesso no mercado são os antitranspirantes. Eles reduzem o odor e diminuem a quantidade de suor. Porém, a maioria possui sais de alumínio e derivados em composição, o que pode favorecer o surgimento de células mamárias cancerígenas. Para garantir a saúde do corpo e do meio ambiente, vale apostar em alternativas naturais como o leite de magnésia, bicarbonato!
http://portoalegre.nossobemestar.com/posts/105-aprenda-a-fazer-desodorantes-naturais
O suor é um mecanismo de auto-regulação do organismo: transpiramos para regular a temperatura do corpo. 99% do suor é água, 1% sais minerais e outras substâncias. Ele cheira mal porque as bactérias presentes na superfície da pele se alimentam dele e excretam os resíduos da digestão e se reproduzem ali.
Com um desodorante caseiro podemos cuidar da proliferação das bactérias, sem obstruir os poros das axilas, sem testar em animais e por uma pechincha. Quer experimentar?
Anote a receita!
1 colher de chá de bicarbonato de sódio (ele é o bactericida)
100ml de água filtrada
100ml de álcool de cereais
Misture tudo e coloque num frasco simples de “desodorante spray”. O bicarbonato tende a decantar, então agite bem antes de usar. Para dar o seu toque pessoal acrescente algumas gotas do seu óleo essencial favorito e está pronto!
Obs.: Às vezes quando começamos a usar o desodorante natural o corpo passa por uma desintoxicação, e nesses casos podem aparecer bolinhas na pele, nódulos, ou escurecer um pouco… Mas logo passa! A transpiração vai normalizando e dá pra sentir a umidade natural da axila.
Mais uma alternativa
Com cera de abelha
Ingredientes:
1/2 xícara de óleo de semente de uva (120 ml)
2 colheres (de sopa) de cera de abelha (20g)
1 colher de sopa de talco natural (10g)
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de patchouli
5 gotas de óleo essencial de benjoim
1 colher de chá de manteiga de karitê (10g)
Derreta a cera de abelha no óleo de semente de uva. Junte com os demais ingredientes e, ainda quente, coloque na embalagem para desodorante bastão.
Para quem não reage bem ao bicarbonato
Ingredientes:
1/3 xícara de óleo de coco
1/3 xícara de polvilho doce
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
10 gotas de óleo essencial de sua preferência
Misture o polvilho e o bicarbonato com o óleo de coco. Acrescente o óleo essencial escolhido. Deverá formar uma pasta, ou em locais muito quentes derreterá com o calor. Coloque a mistura numa jarra de vidro e leve ao refrigerador até endurecer um pouco. Se estiver com pressa, pode colocar no congelador por aluns minutos.
Conhece mais alguma receita? Deixa um comentário aí!
Fontes: Redação Nosso Bem Estar, Alternativas Naturais – www.alternativasnaturais.wordpress.com, Cheiro de Mato – www.remediosdedeus.blogspot.com.br .