Plástico: A reciclagem de plástico aumenta a quantidade de produtos químicos tóxicos que ele contém

Crédito: Elbert Lora/Unsplash

https://www.ehn.org/test-recycling-plastic-increases-the-amount-of-toxic-chemicals-it-contains

Equipe de Ciências da Saúde Ambiental

24 out 2025

[Nota do Website: Estudo que coloca o onipresente PET como um produto perigoso, mesmo que não se fale nisso, pela presença desde o material original até o reciclado, quando exacerba os compostos orgânicos voláteis e pior, de ftalatos. Se o leitor estiver desinformado, acesso os links abaixo no texto, nossa tradução coloca em destaque. Será um favor para seus descendentes, principalmente os menores, se, como responsável pela saúde e bem estar deles, banir essa resina plástica de sua vida cotidiana].

De acordo com um estudo recente publicado no Journal of Chromatography A, o processo de reciclagem aumenta os níveis de produtos químicos tóxicos no tereftalato de polietileno (PET), um tipo de plástico comumente usado em embalagens de alimentos.

Resumidamente:

  • Plásticos PET feitos de materiais reciclados continham níveis mais altos de compostos orgânicos voláteis (COVs) tóxicos e ftalatos em comparação ao PET não reciclado.
  • Os níveis de COVs e ftalatos em amostras de PET aumentaram progressivamente com o aumento da quantidade de conteúdo reciclado, bem como com a complexidade dos processos de reciclagem envolvidos.
  • Esses resultados sugerem uma ligação direta entre a intensidade da reciclagem e o nível de contaminação química em produtos reciclados.

Citação chave:

“O aumento progressivo nas concentrações de COV observado ao longo do processo de reciclagem de PET levanta preocupações significativas quanto à qualidade e segurança dos materiais reciclados, especialmente quando destinados a aplicações que envolvem contato direto com o consumidor.”

Por que isso é importante:

Substâncias perigosas podem contaminar plásticos em qualquer ponto do seu ciclo de vida e, como as empresas não são obrigadas a monitorar a composição de seus plásticos, os produtos reciclados contêm uma quantidade desconhecida de produtos químicos. A reciclagem em si pode introduzir contaminantes químicos que se acumulam a partir de outros resíduos plásticos e se formam como subprodutos durante processos como trituração, aquecimento e lavagem. Materiais comuns em contato com alimentos, como embalagens de PET, podem então lixiviar seus componentes químicos, expondo os consumidores. Como resultado, os plásticos reciclados são potencialmente mais tóxicos do que seus equivalentes originais, destacando a necessidade de regulamentações que protejam melhor o público de exposições prejudiciais.

Cobertura EHN relacionada :

Mais recursos:

Di Duca, Fabiana et al. para Journal of Chromatography A vol. 1763. 22 de novembro de 2025

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *