
O RIVM está conduzindo uma pesquisa de acompanhamento sobre como os PFAS estão chegando aos ovos. | Jeffrey Groeneweg/AFP via Getty Images
https://www.politico.eu/article/dutch-warned-not-to-eat-homegrown-eggs-over-forever-chemicals-fears/
15 abr 2025
[NOTA DO WEBSITE: Aterrador! Simplesmente inacreditável que tenhamos chegado a esse ponto! Proibir-se o consumo de ovos naturalmente produzidos, talvez, por causa das minhocas. E pode se ver pela matéria que outras fontes são conhecidas e reconhecidas. No entanto, parece que para as fontes ‘públicas’ nada se está fazendo de concreto, agora para uma ‘fonte’ de uma maneira de ter produtos caseiros, a recomendação de excluí-los. Até onde iremos, enquanto as corporações continuam criando e disseminando moléculas artificiais que já estão mostrando, na totalidade conhecida, de que são danosas para os seres vivos do Planeta, incluindo os humanos?].
De acordo com o instituto nacional de saúde pública, minhocas podem ser a causa da entrada de PFAS nos ovos.
A população da Holanda deve parar de comer ovos produzidos no quintal devido à contaminação por PFAS ou ‘químicos eternos/forever chemicals‘, anunciou uma agência do governo holandês na terça-feira.
O Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM/Rijksinstituut voor Volksgezondheid en Milieu) alertou que ovos não comerciais — ou seja, ovos produzidos por galinhas de propriedade privada em vez de comprados em lojas ou mercados — podem conter altos níveis de PFAS, conforme demonstrado por uma nova pesquisa em 60 locais diferentes.
PFAS são um grupo de substâncias químicas comumente usadas que têm sido associadas a uma série de problemas de saúde, incluindo câncer. São conhecidas como químicos eternos porque não se decompõem naturalmente.
O RIVM é uma agência do Ministério da Saúde, Bem-Estar e Esporte da Holanda, que fornece pesquisas e consultoria independentes ao governo.
A população holandesa “já ingere uma grande quantidade de PFAS por meio de outros alimentos e, em parte, pela água potável”, afirmou a agência em um comunicado à imprensa. Ao não comer mais ovos de galinhas criadas no quintal, “uma ingestão muito maior de PFAS pode ser evitada”.
Ovos comerciais de lojas ou do mercado ainda podem ser consumidos.
O RIVM está conduzindo pesquisas de acompanhamento sobre como os PFAS estão chegando aos ovos. A pesquisa sugeriu que minhocas podem ser a causa, já que são comidas por galinhas.
A Agência Europeia de Produtos Químicos está atualmente trabalhando em uma proposta — liderada inicialmente pela Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Noruega — para eliminar gradualmente milhares de PFAS, usados em tudo, desde materiais em contato com alimentos e têxteis até eletrônicos e produtos de construção.
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, abril de 2025