Química sintética: PFAS em frutos do mar do Maine levantam preocupações com a saúde

Crédito: Anastasia Fomina / Unsplash

https://www.ehn.org/PFAS-in-maine-seafood-raises-health-concerns-2669107258.html

Curadores da EHN

04 de setembro de 2024

[NOTA DO WEBSITE: Informação por demais preocupante. Se lá no estado mais a nordeste dos EUA, os frutos do mar apresentam esta realidade, como estarão o resto dos animais marinhos de todo o Planeta? Estamos nos auto destruindo sem ter a mínima noção dos que fazemos, em nosso cotidiano, que gera esta situação. Não podemos ser mais omissos e displicentes nem conosco nem com todos os outros seres planetários. E isso só poderá acontecer se nos informarmos. Caso contrário estaremos dando um tiro no pé, sem sabermos que somos nós, os consumidores, que dispersamos estes venenos todo o dia].

Um estudo recente descobriu que frutos do mar do Golfo do Maine, especialmente camarão e lagosta, contêm níveis de PFAS que podem representar riscos à saúde dos moradores de New Hampshire que consomem grandes quantidades.

Claire Sullivan faz reportagem para o New Hampshire Bulletin.

Resumidamente:

  • Pesquisadores detectaram altos níveis de PFAS, produtos químicos sintéticos nocivos, em frutos do mar do Golfo do Maine, especialmente camarão e lagosta.
  • A exposição ao PFAS está associada a problemas de saúde graves, incluindo câncer e problemas de desenvolvimento em crianças (nt.: aqui está a conexão do flúor em todas as suas manifestações, causando lesões em nossos filhos e netos. Imaginem os embriões e todos os seres que ainda nem nasceram!).
  • O estudo destaca a necessidade de políticas mais fortes para reduzir a contaminação por PFAS em fontes de alimentos.

Citação chave:

“Há muitas coisas boas e saudáveis ​​nos frutos do mar — proteína magra, ácidos graxos ômega. Mas também há sempre essa preocupação com contaminantes ambientais presentes nos frutos do mar também.”

— Megan Romano, pesquisadora de Dartmouth.

Por que isso é importante:

A contaminação por PFAS em frutos do mar aumenta a preocupação crescente sobre esses produtos químicos persistentes em nosso ambiente. Com alto consumo de frutos do mar locais, os moradores de New Hampshire enfrentam riscos significativos à saúde por esses “químicos eternos/forever chemicals“.

Leia mais:

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, setembro de 2024