Uma pesquisa inovadora informa ter observado pela vez que o Bisfenol A (Bisphenol A-BPA) pode causar mudanças nos hormônios sexuais masculinos humanos.
Um grupo internacional de pesquisadores, liderado pela Escola de Medicina da Península e da Universidade de Exeter, na Inglaterra, diz que detectou a correlação entre altas exposição de BPA (BPA exposure) e um pequeno aumento nos níveis de testosterona (testosterone) no sangue. Estas descobertas justificam a necessidade de estudos sobre segurança humana para medir seus efeitos sobre a população, eles acrescentam.
O grupo chegou a estas conclusões depois de analisar os dados de amostra de uma população italiana, InCHIANTI, e medindo a quantidade de BPA excretado por dia em amostras de urina. Alguns dos 715 adultos com idades que variavam entre 20 e 74 anos foram estudados. Todas as “associações estatísiticas” entre a quantidade de exposição ao BPA e o estrogênio sangüíneo e as concentrações de testosterona foram medidas.
Testosterona aumenta
A pesquisa detectou que a média do nível de exposição diária ao BPA na população européia estudada – acima de 5 microgramas por dia – foi ligeiramente superior aos recentes estimativas comparáveis para a população dos EUA. O estudo constatou que a maior exposição ao BPA foi estatisticamente associada com alterações do sistema endócrino nos homens, especificamente aos pequenos aumentos nos níveis de testosterona no sangue.
Os cientistas afirmaram que o BPA tem uma estrutura molecular semelhante ao estrogênio, e dizem que está provado que esta substância química causa uma certa disfunção nos hormônios sexuais já sinalizada em animais de laboratório. A significância destas descobertas é que este é o primeiro grande estudo sobre seres humanos, sugerindo que pode haver efeitos similares em adultos nos níveis de exposição de “fundo”, eles acrescentaram.
“Este é o primeiro estudo de grande porte com o BPA originário de um país europeu, confirmando que exposições “rotineiras” da população não são desprezíveis“, disse David Melzer, Professor de Epidemiologia e Saúde Pública da Escola de Medicina da Península.
“Isso também mostra que a maior exposição ao BPA está estatisticamente associada com alterações modestas nos níveis de testosterona em homens. Essa descoberta é consistente quando comparada às evidências das experiências de laboratório. No entanto, este é apenas o primeiro passo para provar que mesmo exposições em níveis considerados “normais”, o BPA pode estar realmente ativo no corpo humano. Esta nova evidência justifica estudos de segurança sobre os seres humanos para esclarecer os efeitos do BPA sobre as pessoas“, acrescentou.
http://www.foodproductiondaily.com/content/search?SearchText=testosterone&FromNews
http://www.foodproductiondaily.com/content/search?SearchText=BPA&FromNews
http://www.foodproductiondaily.com/content/search?SearchText=exposure&FromNews
Fonte: http://www.foodproductiondaily.com/Quality-Safety/Bisphenol-A-alters-male-testosterone-levels-claims-breakthrough-study por Rory Harrington , 30-Aug-2010
Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, setembro de 2010.