Avogados de saúde pública, ambientalistas e trabalhadores de lavanderias estão peticionando junto à Environmental Protection Agency/EPA dos EUA para banir os químicos, também conhecidos como “gender-bender” detectados em Detergentes domésticos e outros agentes de limpeza. Solicitam estudos dos riscos dos nonilfenois etoxilatos (NPEs) sobre os seres humanos.
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2007/07/26/alarm-over-gender-bender-chemical-in-household-cleaning-products.aspx
Julho, 26, 2007.
Avogados, ambientalistas e trabalhadores peticionam junto à EPA o banimento dos químicos conhecidos também como “gender-bender” presentes em Detergentes domésticos e outros produtos de limpeza.
Também demandam estudos sobre os riscos para a pessoa humana relativos aos nonilfenois etoxylatos (NPEs), conhecidos como potentes disruptores endócrinos. Já estão identificados como sendo causa dos peixes machos estarem se transformando em fêmeas nos mananciais hídricos em todo o mundo.
Alguns acreditam serem estes peixes transformados tão providenciais como foram os ‘canários das minas de carvão’ que anunciavam a contaminação invisível nestes espaços subterrâneos, apontando para um problema muito mais amor humano. Cerca de 250 mil meninos deixaram de nascer nso EUA e no Japão, nos últimos 30 anos. Os cientistas conectam este fenômeno à acumulação pelos nossos organismos deste tipo de tóxicos que alteram os sexos.
Como um disruptor endócrino, os nonilfenois (NPEs) afetam a expressão do gene pelo ligar ou desligar certos genens e ainda em interferir com a forma como o sistema da glândulas atuam em nossos organismos.
Aproximadamente 200 milhões de litros de NPEs são manufaturados nos EUA a cada ano.
Fontes:
Comentários do Dr. Mercola:
Muitos dos mais comuns produtos domésticos (nt.: http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2008/12/23/10-dangerous-everyday-things-in-your-home.aspx) contém químicos potencialmente tóxicos. Apesa de muita gente não refletir sobre isso, podemos estar facilmente absorvendo a maioria destes químicos através da pele e também pela respiração. Ao longo do tempo, estes tóxicos podem acumular-se em nosso organismo e causam um grande número de efeitos desconhecidos.
Ao lado dos Detergentes de agentes de limpeza, os químicos que causam disfunção endócrina podem também ser encontrados em plásticos, agrotóxicos, fertilizantes e mesmo na soja.
Felizmente, podemos controlar o ambiente doméstico de nossa casa e simplesmente evitar usar estes químicos tóxicos. Assim, devemos procurar produtos de lavar e limpar com detergência natural. Lojas que vendem alimentos saudáveis e naturais pode ser um bom lugar para iniciar esta busca.
Mas se formos mais sovina, podemos também usar aqueles itens que já estou em nosso entorno, como: Vinagre, Bicarbonato de sódio, sal e suco de limão, que na maioria das vezes cumprem perfeitamente com sua ação – às vêzes até melhor.
O Bicarbonato de sódio é realmente poderoso quando se usa para clarear. Aqui vão alguns poucos exemplos de como o humilde e simples Bicarbonato de sódio pode substituir produtos comerciais perigosos de limpeza em nossa casa:
- Usar como um seguro areador suave para metais e porcelana.
- Clerar o forno, simplesmente borrficando uma chícara ou mais sobre o fundo do forno, e então cobrir o bicarbonato com água suficiente para fazer uma pasta grossa. Deixar a mistura atuando durante a noite. A manhã próxima a gordura poderá ser removida porque a graxa terá afrouxado. Quando se tiver tirado o mais impregnado, coloque um pouco de sabão ou detergente natural sobre a esponja e lave o resíduo remanscente do forno.
- Para desentupir um ralo, despeje nele de 1/2 a 1 copo de Bicarbonato de sódio, após despeje lentamente de 1/2 a 1 copo de Vinagre. Cubra o ralo de deixe descansar por uns 15 minutos. Se estiver borbulhando como um vulcão, significa que está agindo como planejado. Lave com um galão de água fervente.
- Desodorizar a seco carpetes através da aspersão abundante com Bicarbonato de sódio. Esperar pelo menos 15 minutos, então usar aspirador de pó.
- Para limpar prata, ferver de 2 a 3 polegadas de água numa panela rasa com 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de Bicarbonato de sódio e uma folha de alumínio. Colocar a prata totalmente submersa e ferver por uns 2 a 3 minutos mais. Remover a prata da panela e limpar as manchas com um pedaço de pano de algodão limpo.
Mais dicas do senso comum que podemos usar imediatamente para reduzir a exposição a químicos perigosos, podem ser:
- Guardar os alimentos e água em embalagens de vidro (não em plástico) sempre que for prático e possível.
- Comer alimentos orgânicos o mais que puder.
- Evitar alimentos processados.